quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O sociopata corporativo (vulgo “filho da puta”)

Você já deve ter ouvido falar dele, se bobear, já teve o azar de conviver com um. Eles são vulgarmente conhecidos como “filhos da puta”, por fazerem todo o tipo de maldade possível e imaginável. Eles mentem, enganam, dissimulam, passam por cima de valores que para você são “cláusulas pétreas” (inalteráveis), como se fosse algo banal. Eles te espezinham, te maltratam, te humilham e não se abalam.

Os sociopatas estão soltos no trânsito, nas ruas, podem esbarrar em você e não pedir desculpas. Ele pode ser seu vizinho, pode ser sua filha, pode ser seu colega de trabalho, ou pior, pode ser o seu chefe.

Eu vou falar de uma sub-espécie em particular, o sociopata corporativo. Ele é um sociopata completo, mas é no trabalho, onde passa a maior parte do tempo, que pratica suas maiores maldades.
Para melhor exemplificar o que vem a ser sociopatia, encontrei uma definição numa busca rápida ao google*: “o Transtorno de Personalidade Anti-Social, vulgarmente chamado Sociopatia, é um transtorno de personalidade, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros. A psicopatia, bastante próxima do transtorno de personalidade anti-social, em geral, é mais severa que este. Na Classificação Internacional de Doenças, este transtorno é chamado de Transtorno de Personalidade Dissocial. Indivíduos com este diagnóstico são usualmente chamados de sociopatas”.
Não tenho muito tempo de vida, muito menos de vida corporativa, mas consegui identificar algumas características dos sociopatas corporativos. A primeira característica deles é o de gostar do “poder”. Eles adoram o poder. Fazem qualquer coisa para mandar no maior número de pessoas possível. O mais impressionante é que eles conseguem! Não me pergunte como. Talvez se utilizem da incrível capacidade de enganar as pessoas para alcançarem seus objetivos. Talvez, eles escondam suas presas, seu caninos, para só mostrarem na hora certa.
Verifiquei também que eles (os filhos da puta, ops, os sociopatas), adoram se fazer de vítimas. Alegam, para isso, que sofrem, que tiveram traumas irreversíveis, diversos tipos de problemas que os fizeram ser assim: problemas na infância, problemas financeiros, problemas com o marido, problemas sexuais. Eles sempre se vêem como vítimas, quando na verdade eles são os algozes.
Os sociopatas corporativos fazem da vida dos demais colegas um inferno. E se você ousar dizer a alguém que ele é o que é, meu amigo, se prepare, a próxima vítima será você! Em princípio ele vai se utilizar do papel de vítima e rcorrerá a todos os meios disponíveis para fazer todos acharem que você é quem é o vilão da história. Vai inventar absurdos, que você já tinha o ameaçado, que tinha dito que iria falar mal dele. Que estava tudo planejado.

Depois disso, se prepare, ele vai te atacar, todos os dias, quando não estiver ninguém por perto, vai falar absurdos para você, vai puxar seu tapete, vai fazer com que você não sinta vontade de ir trabalhar. Você já não usa mais a tática de contar às pessoas, porque elas não acreditam mais em você. Nesse momento, você passa a guardar tudo para si. Até que um belo dia, cansado, exausto, você explode. Você o manda para aquele lugar (aquele, você sabe qual, também conhecido como oríficio anal). Pronto, ele tem o que precisava. Você passou a ser o sociopata, não mais ele.

O sociopata corporativo tem, pelo menos três dessas características. Quanto mais você idendificar abaixo, pior para você!

1. Fracasso em conformar-se às normas sociais com relação a comportamentos legais, indicado pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção;
2. Tendência para enganar, indicada por mentir repetidamente, usar nomes falsos ou ludibriar os outros para obter vantagens pessoais ou prazer;
3. Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro;
4. Irritabilidade e agressividade, indicadas por repetidas lutas corporais ou agressões físicas; (eu acrescentaria agressões verbais)
5. Desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia;
6. Irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou honrar obrigações financeiras;
7. Ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter ferido, maltratado ou roubado outra pessoa*
Espero que você nunca encontre um pela sua frente, mas se encontrar, cuidado! Sorria para ele e se afaste o mais rápido possível, antes que você também se torne um.

*Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_de_personalidade_anti-social

16 comentários:

  1. Conheço tantos filhos da puta assim. Ops, sociopata! :)

    Mas um dia ele erra a cena e o espetáculo deixa de ser perfeito. rs

    Bjossssssssss!!!!

    ResponderExcluir
  2. mas isto é tão contagioso assim ??? rsrs

    ResponderExcluir
  3. Nossa... pensei que só eu conhecesse esses tipos! Pelo menos não estamos sós!!! Unidos venceremos!!! Morte aos FDPs!!!rsrsrsrs...
    Impagável!!! Taam!

    ResponderExcluir
  4. Ana, adorei o: vulgo. rsrsrsrsrs To sempre por aqui!bjs bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. mas e aí fica assim??não dá pra internar prender tirar da sociedade???

    ResponderExcluir
  6. poutz, acho que uma surra já ia bem! rs

    ResponderExcluir
  7. E vivem assim com a vida descontrolada e ainda descontrolando a vida dos outros.Cadê a solução para esta doença,porque uma pessoa assim só pode ser doente.

    ResponderExcluir
  8. Maravilhoso...Adorei seu texto. Acho que temos o mesmo chefe filho da puta ...ooops sociopata.

    ResponderExcluir
  9. Estou escrevendo um livro sobre um sociopata com quem tive o desprazer de conviver por mais de 25 anos.....minha forma de exorcizar o famigerado foi relatando as desventuras, minhas e de colegas! Em breve lhe enviarei um resumo.

    Parabéns pelo relato...

    ResponderExcluir
  10. Tenho um enteado sociopata, só não consigo provar para o pai dele que é o meu marido o que ele pode e vai fazer para distruir nosso lar, sempre se fazendo de vítima, tudo o que ele faz é para chamar atenção e conseguir dinheiro, e foi na droga que le consegui dobrar o pai, a tia, a avó, e outros para sempre se esconder atrás das drogas, Meu Deus, estou cansada dessa situação, o que fazer?

    ResponderExcluir
  11. namorei um! ele era extremamente sedutor e apaixonado por mim.. advogado, educado, culto, excelente cozinheiro!! gostava de muito requinte..
    comecei a perceber seus problemas qdo vi q ele não conseguia passar muito tempo sem uma taça de vinho ou de saquê, sempre com muita classe.. ele misturava o álcool ao seus "remédios para dormir"..
    não eram remédios para dormir, lendo furtivamente uma bula vi q serviam para "transtornos dissociais".. estava diagnosticado...
    foi difícil me afastar dele, muito, pois o amava e não via uma ameaça nisso... apesar da sua direção perigosa, sempre alcolizado...
    hj somos "amigos" distantes.. por email apenas.. ele me escreve quando quer.. rs
    ele sabe da sua condição e creio q isso o incomode de alguma forma, apesar da sua ausência de consciência sobre o seu real estado..
    apesar de tudo é muito triste.. pra mim..

    ResponderExcluir
  12. ,bom assim como todo mundo eu odeio os sociopatas,vamos nos juntar e lançar uma maldição neles que as vidas deles sejam marcadas pela tragédia e morte rápida assim a passagem deles seja curta no mundo..amen selá fiat!maktub!hehhee

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem, adorei as informações e acabei de ler um livro que fala sobre isso. Vale também comentar sobre aquele sociopata sedutor,charmoso e simpático que entra na sua vida só pra te ferrar. Esses são tão perigosos quanto qualquer outro, podemos falar mais sobre isso pois minha experiência foi marcante. Tem uma frase que diz que existem pessoas que sugam vidas e o sociopata sedutor e um deles. Mas para nosso consolo eles vivem entediados e normalmente acabam derrotados e sem perspectivas de serem felizes. Nuncam encontram o caminho da felicidade e normalmente morrem tristes e infelizes quando não se suicidam. Isto é muito grave. Sabe de uma coisa, ser feliz é ter consciência dos valores humanos em relação as pessoas que amamos e também em relação ao próximo. Me contem se tem alguma coisa mais bacana do que fazer o bem e se honesto com seus prícipios e valores. Tenha certeza de que nós que agimos assim somos felizes e dormimos em paz.

    Beijos à todos

    ResponderExcluir
  14. HERDELI CAMILLO DAS NEVES5 de maio de 2010 às 00:50:00 BRT

    HERDELI.AQUI EM RIBEIRÃO PRETO,CONHEÇI JOÃO DE PAULA CHAGAS EM 1995 HOJE E MAIO DE 2010 SÓ NÃO SABIA QUE ELE E SOCIOPATA.DEUS ME MANDOU UMA PISQUIATRA DO CAPS FIQUEI SABENDO ATRAVEZ DELA QUE ELE É ASSINO ESQUARTEJADOR EM CAMPINAS EM 1993 ACHAVA QUE ELE ERA DOENTE,SÓ QUE VIVO ESCONDIDA DELE PORQUE, A MEDICA REVELOU O PARA REDIZIR ESTOU DOENTE DE TANTA MALDADES DELE DARIA UM LIVRO,16 ANOS DE SOFRIMENTOS E ELE PASSOU A PERNA NO JUIZ E POSA DE DOENTE PARA NÃO PAGAR OS CRIMES DELE EU ESTOU JURADA DE MORTE,PORQUE DESCOBRI TUDO E NÃO QUERO MAIS ELE O PIOR,É QUE LIGUEI PARA O DISQUE DENUMCIA E NÃO TIVE NENHUM APOIO E SÓ ESPERAR A MORTE É QUESTÃO DE TEMPO P. ELE,GOSTARIA QUE ALGUM JUIZ QUE TIRASSE ESTE MOSTRO DA RUA PARA QUE EU VIVA EM PAZE A FAMILIA DELE É JURADA DE MORTE ELE MATOU SUA MULHER DEPOIS DE 6 MESES DE SEPARADO E QUERIA MATAR 7 FILHOS INOCENTES SÓ ISTO BASTARIA QUERO VIVER ESTOU DESESPERADA,04 05 2010

    ResponderExcluir
  15. Oi gente! Namorei um 2 anos, estou escrevendo um livro de 2 anos de mentiras...

    ResponderExcluir
  16. Há já encontrei convivo com uma todos os dias...no começo não percebia,pois tinha um jeitinho manso,irônico,mas algum tempo depois comecei a avaliar e ver que não era o anjo de candura que eu pensava.
    Fria calculista,tudo é premeditado,vive jogando nem um ato e nem uma palavra é em vão sempre tem algo por trás daquilo.
    É capaz até mesmo de colocar a vida da gente em risco,como foi o meu caso para provar que não esta errada ou revidar alguma coisa.
    O melhor de tudo é que leio muita psicologia nunca havia convivido com um ser assim foi a primeira vez,mas a minha grande sorte é que estava preparada.
    Não é fácil exige-se muita paciência e inteligencia para lidar com uma pessoa assim...temos que ter um alto controle muito grande por que se não acabamos ficamos parecidos a eles...se tudo que eles nos fizer fomos revidar passamos a ser nos os psicopatas.
    O mais importante estar,e agir sempre com o maior cuidado nunca confiar nele e estar alerta ele nunca vai te enfrentar cara a cara,mas sempre vai armar ou bolar algo para te prejudicar,pois na verdade são muito inteligentes e convincentes!
    Bjs a todos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails