domingo, 22 de março de 2009

Como me tornei estúpido


“Eu e essa síndrome de recuperar o tempo em que ainda não era nem nascido. Quero tirar o atraso de só ter nascido na década de oitenta, quero me situar no mundo, quero ler os pilares da literatura contemporânea, ler o que todo mundo já leu e diz que é leitura obrigatória. Quero fazer parte do grupo que já leu Kafka, Joyce, Dostoiévski, Proust e Madame Bovary, quero ter minhas próprias opiniões, discutir com essas pessoas de igual pra igual, sem me sentir inferior por ainda não ter lido Dom Quixote.”

www.vacatussa.com/2008/10/as-aventuras-de-tom-sawyer-mark-twain/

Já vinha pensando em escrever textos dos livros que eu li e recomendo. Fiz (quase) isso quando indiquei o livro “Histórias de Mulheres” há alguns dias. Daí que essa Internet, às vezes, me dá arrepios. Explico. Acabei de ler “Como me tornei estúpido” do Martim Page e gostei bastante do livro. Fui procurar na Internet e descobri que ele já escreveu um outro livro (A gente se acostuma com o fim do mundo). Descobri também uma crítica dele feita pelo Thiago Côrrea. Além disso tudo, descobri que ele vem fazendo há tempos (e muito bem, por sinal), críticas dos livros que leu. Pronto. Era o que faltava para eu me animar!

Bem, confesso que gostei bastante das críticas que li, tanto que alguns livros lá indicados, eu já tomei como leitura obrigatória (a minha lista de livros a serem lidos só aumenta). Bom segue o primeiro texto então, lá vai:

Como me tornei estúpido - Martin Page

Quem nunca pensou que pensa demais? Não falo só dos seus problemas, falo dos problemas do mundo. Quem nunca sentiu vontade de um dia, simplesmente parar de pensar. Deixar a vida correr sem se preocupar, a ponto de invejar o moço que vende coco na praia, sabe? Então. O livro trata, de forma (mais) inteligente e engraçada, sobre esse tema.

Antoine é um rapaz extremamente inteligente e deveras crítico. Estudou bacharelado em biologia, é mestre em aramaico e em cinema. Tem amigos surreais, é pobre, (tudo indica que é feio), e, aparentemente não tem vida sexual. Acho que na verdade, o Antoine é sensível e romântico, isso fica explícito nas mensagens subliminares dos trechos do livro.

Ele resolve mudar sua vida, se entregar ao sistema que ele sempre odiou. Ele desiste de nadar contra a maré, porque acha que o fato de ser crítico e inteligente só atrapalha sua vida. Ele sofre, e muito! Cansado, resolve radicalizar. Para isso, se utiliza das estratégias mais estranhas e engraçadas e muda de vida, efetivamente.

Bem, não vou contar a história toda, mas é bastante crítico e te faz pensar e às vezes concordar a ponto de ficar feliz que tem mais gente no mundo que pensa como você.
Por essa razão que gostei bastante do estilo do autor e da história em si. Esse livro, na minha opinião tem um quê de autobiografia, além de ser um desabafo do autor, mas ele o faz com extremo bom-humor, o que me parece a melhor forma de criticar algo ou alguém.

Ao terminar de lê-lo, você fica com a estranha sensação de que leu o livro por algum motivo específico. Ele deveria ser lido por você.

: : TRECHO : :
“Ser curioso, querer compreender a natureza e os homens, descobrir as artes deveria ser a tendência de todo e qualquer espírito. Mas, se assim fosse, com a atual organização do trabalho, o mundo deixaria de girar, simplesmente porque aquilo demanda tempo e desenvolve o espírito crítico. Ninguém trabalharia.” (pp. 58-59)
: : FICHA TÉCNICA : :
Como me tornei estúpido
PAGE, Martin
Trad.: Carlos Nougué
Rocco, 2001
158 páginas

4 comentários:

  1. Ana, querida, estou sem tempo pra nada! Seus textos parecem muito interessantes. E gostei muito das imagens que vc coloca nos posts. O lugar super bonito e bem-decorado do cabeçalho é a sua casa? Abração!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Vou comprar este livro.

    Te linkei lá no meu blog!

    Bjos Mundanos!

    Johnny

    ResponderExcluir
  3. Uhm, parece um bom livro, vou procurar.

    Fazer resenhas de livro requer percepção aguçada e um certo talento. Você tem os dois, eu não faria melhor!

    parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana,
    Li seu texto no Blônicas e parei aqui!
    Foi bom, pois me interessei nesse livro!

    Em casa, leio mais!

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails