quinta-feira, 12 de março de 2009

Você trabalha bem sobre pressão?


Você já deve ter ouvido essa pergunta ao menos uma vez na vida. Tenho vontade de responder com outra pergunta, e você trabalha? Veja, não quero ser mal-educada, mas fico curiosa em saber como as pessoas reagem em situações-limite.

Hoje de manhã tive a prova de que tem muita gente que não agüenta a pressão e simplesmente surta.

Andar de metrô é sempre uma experiência sociológica. Só quem anda, sabe que é verdade. Mas, hoje, no horário matutino, percebi que o trem estava mais devagar do que o normal. Deve ser por conta da volta às aulas, pensei comigo. Como estou sempre acompanhada do meu livro, não sinto o tempo passar, quando vejo já está na hora de descer na estação de destino.

Comecei a ouvir pelo alto falante que “devido a presença de usuário na linha, os trens estavam circulando com velocidade reduzida”. Pronto! Basta esse tipo de informação para se ouvir todo tipo de manifestação de desânimo e irritação dos passageiros.

Eu aproveito para olhar a reação das pessoas. Alguns aumentam o volume de seus mp3s, ipods e afins. Outros continuam a ler, sem stress. Tem os que começam a batucar para distrair a ansiedade e passar o tempo. Mas vira e mexe tem um doido junto.

Dessa vez, o doido em questão, era meio mal educado. Ele começou resmungando, mas como o alto-falante estava realmente falante, o cara começou a se irritar e dizer: “Expansão do metrô, cadê a porra da expansão do metrô?”. Os passageiros começaram a se entreolhar. O cara estava meio alterado e continuou: “É... ninguém aqui tem que trabalhar, não. Está todo mundo indo passear, puta que pariu!” Nesse momento, ele desceu e ficou na porta, mais do lado de fora do que de dentro da estação, onde o trem estava parado há uns 15 minutos e começou a xingar as pessoas que estavam do lado de fora.

Daí ele entrou de novo e continuou xingando o metrô, o Governador, o aumento da passagem, o usuário que tinha caído (ou se jogado), na via. O moço começou a estressar todo mundo em volta que tinha que agüentar, além da lerdeza do metrô, o siricutico do “figura”.

Fiquei pensando o que esse homem responderia se perguntassem a ele: “Você trabalha bem sobre pressão?” Talvez ele já estivesse sob pressão. Talvez o chefe dele fosse um imbecil, que estivesse só esperando ele atrasar para dar aquela comida de rabo (a enésima da semana), talvez estivesse se separando, ou com dívidas impagáveis, quem vai saber?

Fato é que as portas se fecharam, o trem andou e eu desci na próxima estação, junto com o “doido”.

Eu até trabalho bem sobre pressão, mas odeio. Essa vida moderna acaba com a gente.

6 comentários:

  1. Meu currículo começa com: Trabalho bem sob pressão.

    Se é verdade? Acho que é...se não for, é só secar o suor e fingir que to calmo...

    =D

    ---

    Também te visitarei mais vezes! Vou te add aos favoritos ali! Bjocas!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aninha, gosto dos teus textos pois são muito contemporâneos e claro, paulistanos. Mas, eu estou vendo também, que me enquadro em muitos desses teus estereótipos, e na verdade, em alguns aspéctos bem estranhos. Eu NÃO trabalho bem sob pressão! E sou uma panela de pressão ambulante. Sim, tento filosofia budista, meditação zen, até consigo alguma melhora. No caso acima se eu não estivesse de fone no ouvido ou livro nas mãos, seria a 1ª a reclamar, kkkk
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Qdo o meu chefe começa a me pentelhar, eu digo logo: relaxa aí ou a coisa não vai. rsrr

    Odeio trabalhar sobre pressão, mas nesse nosso Brasil, com a saúde rolando ladeira abaixo, fica impossível. srsr

    Bjossssssssssssss!!!

    ResponderExcluir
  4. uhauhauha.... SIRICUTICO... quanto tempo nao ouvia isso....rsrs....

    é... ta todo mundo no limite.... coisas assim acontecem quando o motorista nao para no ponto... seja pra subir ou descer alguém....


    quando vejo essas coisas, sempe penso com meus botões TÁ TODO MUNDO LOUCO NESSA CIDADE!!! PRECISO IR EMBORA LOGO!!...

    Otimo blog...to adorando

    ResponderExcluir
  5. Ana, eu até estranho quando não estou sob pressão! Normalmente passo 10 horas por dia sob pressão, com pequenos intervalos. Você deve estar pensando: "larga este emprego!" Mas sabe quem é meu chefe? O marido! Precisa pior? Tem liberdade pra sentar junto na mesa, intimidade para falar qualquer coisa e ainda se serve de poder dizer que o negócio é nosso, então temos que cuidar dele. Mas, antes que pensem mal, ele não é nenhum carrasco. Exigente é sim, mas principalmente com ele mesmo. E aí, só tem um jeitinho pra tirar um pouco dessa pressão...mas aí já é outro assunto, e esse é um blog de família!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Situações estressantes sempre existem. Mas tem que saber lidar com elas
    ;P
    Se fosse mulher, com certeza iriam falar que era TPM
    hahaha
    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails