quarta-feira, 29 de julho de 2009

Correr sim, por que não?


Voltei a correr. Estava há dois anos parada e já tenho a desculpa na ponta da língua para ter me mantido durante tanto tempo uma sedentária. Aliás, odeio essa palavra: sedentária. Parece até que você se torna uma planta que só vive de luz.
Voltando. Durante esses dois anos muita coisa aconteceu na minha vida. Fui morar sozinha, mudei de emprego, voltei ao antigo, fiz um ano de mestrado e agora estou fazendo uma pós-graduação. Descrevendo assim, parece ser simples, mas foi um pouco complicado administrar tudo isso.
Fato é que resolvi voltar a correr e como fiquei tanto tempo parada, comecei a treinar no mesmo dia em que fiz a matrícula na academia.
Quando subi na esteira e apertei o botãozinho de “quick start” fiquei orgulhosa de mim mesma. Voltaria a ter fôlego, a dormir direito, a ter a bunda dura, a participar de provas, a me sentir viva!
No primeiro dia, fiz musculação e corri vinte minutos. Não quis forçar muito para não correr o risco de me machucar. No segundo dia, entretanto, corri cinco quilômetros em quarenta e cinco minutos. Não é o meu tempo dos sonhos, mas até que não estou tão mal.
Admiro essas pessoas que dizem serem viciadas em treinar, que se ficarem uma semana sem ir à academia já se sentem mal. Eu gostaria de ser assim, juro. Mas eu sou mesmo é daquela corrente que comete com freqüência um certo pecado capital, a tal da preguiça. Tenho preguiça de acordar cedo, preguiça de colocar a roupa de ginástica, preguiça de levantar a bunda do sofá e ir treinar.
Isso não é bom, pelo contrário, não me orgulho disso. Mas o fato é que, superada essa primeira etapa (e ela é bem difícil de se superar), quando eu estou a caminho da academia, já fico feliz comigo mesma, mesmo antes de treinar.
A sensação ao terminar o treino é, porém, a melhor. O corpo transpira, o suor escorre, o coração dispara, a respiração é ofegante e os músculos latejam. O volume do som geralmente é alto e a serotonina e a dopamina liberadas já me fazem feliz. Ouso comparar a sensação do final de uma corrida com a obtenção do orgasmo, um orgasmo transcendental. Eu-comigo-mesma e com o Raimundos que toca no fone de ouvido, claro.

12 comentários:

  1. Preciso criar coragem tb, tenho o mesmo mal que você. Preguiça.

    rsrs

    Beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, Aninha, seu post super me motivou!!
    Ainda mais pq achei que vc ia falar sobre comida e que no final da leitura eu estaria lambendo o monitor, mas NÃO! Apenas exercícios! eba!
    Eu acabei de voltar do meu treino de kickboxing (nisso sim eu admito ser viciada), tomei um monte de porradas e já estava pensando em descontar a frustração na geladeira. Desisti - vou curtir mais um pouquinho a sensação do corpo cansado!
    Beijos e SIMBORA no projeto corrida!! eeee!!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana Ana, volte a correr sim!
    Não sei onde ouvi isto, mas se vc conseguir fazer uma coisa por 21 dias seguidos ela vira rotina e a preguiça não vai mais atrapalhar!
    Depois me conta se deu certo!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ana...vc é incrível!!!!!! Correr TUDO isso e achar que ainda não está bom!!?? Eu faço hidroginástica todos os dias (tenho artrite e ou faço isso ou não consigo andar)e a academia onde eu faço as aulas fechou nas férias por 15 dias. Então pensei: hora de colocar minha idéia de começar a correr em prática!!! Moro num condomínio horizontal com muito verde, plano, um sonho de lugar para correr! Mas eu consegui arrumar desculpas todos os dias para isso não acontecer....tá certo que São Pedro não ajudou, pq só chove o dia todo!!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. nossa, eu nunca tive muito fôlego pra corrida!
    sempre preferi uma bike. Mas sabe, eu acho lindo quem consegue correr bem, sem se matar (como eu rs)
    Ando com preguiça de academia e estou malhando em casa. Só não sei até quando vai durar esse piqui..
    beijossss

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de correr e até mesmo andar na bike, mas não tenho paciência... aquele negócio de que vc se acaba sem sair do lugar é meio broxante.rsrsrsrsrso Eu gosto mesmo é de pegar os pesos.rsrsrsrsrrs

    Ando pensando em enfrentar uma maratona... uns amigos chamaram e eu adoro um desafio...
    Quem sabe isso não muda né?

    bjs

    ResponderExcluir
  7. o mais perto de exercicio fisico que eu tinha feito na vida, ate ha alguns meses, tinha sido uma matricula na academia! ha dois meses resolvi correr num parque aqui perto de casa. primeira corrida: 3min hihi incrivel! ja estou morta e não reparei =~

    ResponderExcluir
  8. "Admiro essas pessoas que dizem serem viciadas em treinar, que se ficarem uma semana sem ir à academia já se sentem mal. Eu gostaria de ser assim, juro." Idem! E boa sorte pra vc!
    Ana.. deixa eu te perguntar.. eu poderia fazer uma entrevista com vc? É que devo entrevistar um jornalista pra um trabalho! Iria te incomodar muito??

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana! Nossa jurava que vc era jornalista, n sei de onde tirei isso.. talvez do jeito q vc escreve mto bem.. hahaha
    Mto obrigada, mas infelizmente n dá
    =~
    tem que ser alguem formado em jornalismo..
    =/
    Bjoss!

    ResponderExcluir
  10. acho tão lindo qdo alguém volta a treinar q fico ainda mais tempo sem por o pé na academia só pra se um dia voltar lá a alegria ser ainda maior.
    rs

    ResponderExcluir
  11. Hahaha nossa também sofro desse mal chamado preguiça. Também não gosto da palavra "sedentária", mas acho que posso ser perdoada por não estar em nenhuma ginástica visto que vou andando pra casa todos os dias depois da faculdade e subo uma ladeira inclinada em quase ângulo de 90º...
    É um sofrimento que dura cerca de meia hora hahahaha! Depois eu chego em casa ofegante e suada e tomo um looongo banho. O estranho é que não sinto a dopamina e a serotonina em ação depois de todo esse esforço... Esquisito.

    Adorei o post! :D

    ResponderExcluir
  12. OI Ana,
    Eu também corria muito mas não tenho mais pique.
    Foi quando vi na TV japonesa um médico que pesquisou 20 anos sobre o seguinte:
    slow jogging.
    Ele comprovou que é muito bom.
    Consiste em correr bem devagar, quase parando.
    Uns 30 minutos por dia.
    Eu tenho corrido 10, 15 minutinhos só por dia.

    Ele pesquisou muita gente e viu que baixa a pressão, emagrece, abaixa o colesterol, acaba com a depressão, etc...

    Como eu não consigo correr rápido, estou correndo devagar. Gostei. Pelo menos voltei a correr. Com o tempo correrei mais e mais rápido.

    Quanto ao kimono, usa-se por baixo um ou dois kimonos brancos ou lisos e mais finos como roupa de baixo.

    beijos,
    Elisa

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails