sexta-feira, 31 de julho de 2009

"Cuide-se"

Foi assim que o escritor francês Grégoire Bouillier terminou seu relacionamento por E-MAIL com a escritora francesa Sophie Calle.

Ela nunca respondeu ao e-mail. Fez algo muito mais inteligente. Ao invés de responder algo mal educado, choroso ou suplicar que ele voltasse atrás, encaminhou o e-mail de ruptura para 107 mulheres para que elas o comentassem sobre o assunto. Há uma exposição com esse material no Sesc Pompéia até o dia 07/09 que promete ser bem interessante.

Achei a ideia dela genial, porque afinal, quem nunca tomou um fora na vida? Pior ainda, quem nunca se ofendeu com um fora tomado? Até mesmo a Carrie Bradshaw da série “Sex and The City” passou por uma situação semelhante. Ela foi dispensada pelo namorado através de um post-it. Há no seriado, inclusive, a justificativa masculina para tal atitude: as mulheres ficam enfurecidas quando são deixadas.

Bem, acredito que ninguém ficaria contente em saber que o relacionamento ao qual está vivendo terá um fim, principalmente se o ponto final não será dado por ela, mas nada justifica fazer a oficialização do término por um outro meio de comunicação que não o "face-to-face". Ou será que eu estou enganada? Estou sendo "old-fashioned"?

Se pararmos para pensar o mundo está cada vez mais "high tech". Esse blog é a prova viva disso. Ao invés de um diário ou um moleskine eu escrevo na internet e todo esse conteúdo entra nas casas de quem me lê. Sendo assim, todo mundo que gosta do que eu escrevo, esteja em São Paulo, na Bahia ou em Xangrilá pode ler e comentar. (Aliás, já tenho algumas amigas blogueiras que estão em Viena – a Pati, no Japão – a Elisa, na França – a Luci e na Itália – a Cláudia). E o que falar do celular e das mensagens de texto que enviamos/recebemos em tempo real? Depois da globalização o mundo nunca mais foi o mesmo.

Acho que algumas situações, de fato, podem ser tratadas por e-mail ou telefone, mas deveria ser regra de etiqueta mundial, ainda que exista todo esse avanço tecnológico, onde estaria consignado que o rompimento de uma relação não pode ser feito por telefone, post it ou e-mail NUNCA!

Outra coisa curiosa é a justificativa para o rompimento. O Gregóire jurava de pé junto amar a Sophie, que ela marcou sua vida e que por isso mesmo jamais iria esquecê-la. Mas disse que não conseguiria manter-se fiel, uma exigência de Sophie, pois ele amava mais três mulheres e segundo ele “fidelidade é algo que oferecemos de livre e espontânea vontade. Não podemos enxergá-la como uma obrigação”. Ele termina o e-mail dizendo “prenez soin de vous” ou “cuide-se”.

Essa frase do Gregóire ficou martelando na minha cabeça e não consegui chegar a uma conclusão se fidelidade tem que ser imposta ou se é optativa. Acho mesmo que a melhor fidelidade é aquela em que o homem ou a mulher se sente feliz e confortável num relacionamento a ponto de não querer estar com outra pessoa. Afinal se o meu namorado quiser me trair não vou conseguir controlar esse impulso ou vontade, ou será que consigo?

Também não dá para virar para o namorado e dizer “ok, faça o que o seu coração mandar pois eu te amo acima de tudo”. Afinal, mulheres traem quando têm um motivo e homens traem quando têm outra mulher na jogada (risos).

Acho que o Gregóire tem razão, não dá para forçar ninguém a ser fiel. Fidelidade combina com espontaneidade e isso pode servir de termômetro em um relacionamento. Concluo, portanto, que a razão para o rompimento é legítimo, mas o meio que ele utilizou para isso foi extremamente infeliz.

Um parênteses interessante: tanto o Gregóire quanto a Sophie estiveram no Brasil para a FLIP – Feira Literária Internacional de Paraty e pela primeira vez eles discutiram a história do e-mail em público. Não sei se a “lavação” de roupa suja em público é interessante, pois o ser humano é um eterno curioso, mas confesso que o fim do relacionamento dos dois, foi para mim, curioso e me fez refletir através desse post.

No link abaixo você consegue ler a matéria que saiu na revista Bravo sobre o assunto, onde há a integra do e-mail do Gregóire. Me desculpem por não linkar os blogs das minhas amigas, mas ainda não sei fazer isso. Se alguém tiver paciência em me explicar ficaria muito feliz.

17 comentários:

  1. Nossa! Simplesmente não dá! Se for assim também sou old-fashioned! Mesmo com a tecnologia cada vez mais evoluida certas coisas não podem mudar por um simples motivo: o bom senso.
    Terminar um relacionamento por e-mail, post-it ou qualquer coisa do gênero machuca. Machuca porque vc ainda gosta da pessoa e por (pelo menos) consideração ela deveria sentar, conversar calmamente e explicar porque simplesmente "não dá mais". Claro, eu sei que existem mulheres estéricas, mas isso não é motivo. A carapuça fica na cara de quem fez... Do homem que terminou por e-mail ou post-it ou da mulher que fez um escândalo pelo término do namoro.
    Uma vez eu tava conversando com um "quase" namorado por telefone (quase porque eu não queria namorar, mas tinhamos um relacionamentozinho) e acabei soltando que não queria mais. Nossa! Eu chega coloquei a mão na boca quando percebi que "soltei". Eu queria falar pessoalmente, mas minha droga de boca foi mais rápida. Mas ai, pelo menos, eu expliquei o porque disse que não era por causa dele, mas por mim porque queria me dedicar a certos trabalhos e que, por isso, não teria tempo de conciliar com ele.
    Ele entendeu, insistiu pra voltarmos, mas depois com o tempo ele aceitou. Hoje somos bons amigos.
    Eu acho que, no mínimo, o homem ou a mulher que queira terminar qualquer tipo de relacionamento precisa dar uma explicação. O porque por mais doloroso que possa ser é melhor do que você chegar em casa e ver na geladeira o recado: "Acabou. Não quero mais. Cuide-se". E-mails e afins, a mesma coisa.
    Aii que vontade de dar um murro só de pensar hahaha. Uma coisa que é fato: a grande maioria dos homens são covardes.
    Para você ver, normalmente são mulheres que terminam. E como você explicou ali em cima o porque deles fazerem isso seria por "nossa" causa, porque não aceitamos com facilidade. A verdade é nua e crua: eles têm é medo da nossa reação alguns por causa de suas mulheres escandalosas, outros (como eu acredito que seja no caso de Sophie) por medo das verdades que ouviriam ao argumentar com uma mulher inteligente.

    Excelente post, xará!!! Ah, você citou a Bahia!!! (será que você tinha pensado nessa sua leitora besta aqui? *risos*).

    Você já tem alguns blogs linkados é só você clicar em layout você verá o seu gedget "Minha lista de blogs" e você só precisa clicar em cima. Aii no próprio gedget você copia a URL do blog que você quer adicionar e coloca lá! :)

    ResponderExcluir
  2. Caramba, meu comentário ficou gigantesco!!!

    ResponderExcluir
  3. É Ana, foi pra vc mesmo a história da Bahia, rs
    Eu concordo com vc, o cara mandou um e-mail para se livrar das possíveis verdades que ouviria da namorada. Adorei o seu comentário gigante, ficou sensacional e com conteúdo.
    Quanto a "colocação" dos links o que eu queria aprender é aquele que vc escreve, "clique aqui" e na palavra vc direciona para o blog da pessoa. Isso que eu não sei fazer ainda :(
    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Cara, levar um fora por post-it é de matar!
    pelamor!
    agora, preciso confessar uma coisa.
    Tive um rolo com um cara que era extremamente histérico. Tive que terminar por email. Fiquei com receio de falar na cara dele e ele dar escândalo.
    Uma coisa é fato: não existe forma legal de dar uma negativa... um fora é sempre horrível: de dar e de levar.

    beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ops rindo alto guarda o segredo do comentário que deletei kkkk rindo mais ainda...
    Vou escrever sobre o assunto.
    Beijos amo este cafofo

    ResponderExcluir
  7. hahaha ainda bem que deu tempo de eu ler!
    Fique tranquila seu segredo está guardado!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Ana....estou pasma....um "cuide-se" e nada mais???
    Ela teve presença de espírito em repassar o e-mail, esboçar uma reação de quem tem as rédeas da própria vida nas mãos e ser pró-ativa ....mas na boa: deve ter machucado pra caramba!!!!! Não é uma questão de ser old-fashioned ou de vivermos num mundo globalizado, é questão de ter vergonha na cara, princípios, respeito....mas num ponto eu concordo com ele: fidelidade é algo que nos dão (ou damos) de livre e espontânea vontade....não existe um contrato para isso...só existe a vontade que que não aconteça com a gente.
    Adoro seu blog...me faz refletir,
    Bj

    ResponderExcluir
  9. eh engraçado, eu ja tinha lido essa materia e tinha ouvido falar que os homens que ficaram sabendo disso chamaram a mulher de neurotica e disse que sabiam porque o cara tinham deixado ela. tipo, uma pessoa que expoe outra dessa maneira soh pode ser doida. bom, nao sei, nao conheço a intimidade do casal, mas isso daria um bom estudo sociologico! relacionamento no seculo 21 tem dessas!

    ResponderExcluir
  10. ah, nao eh que eu acho que a mulher seja doida, afinal, eu saio expondo tudo o que penso, sinto e faço. o que nem sempre eh legal pras pessoas que quem falo no blog. por isso nao coloquei o nome da marroquina la no blog. falar mal e expor eh meio punk, preferi deixar quieto =X

    ResponderExcluir
  11. Nossa, concordo plenamente.. Isso nunca vai ser jeito de terminar um relacionamento!
    Eu ficaria chocacada.
    =X
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Esse episódio de Sex and the City é lendário! Terminar um relacionamento por qualquer outra via que não seja a pessoal é realmente o fim do fim. Mas eu já estive numa situação parecida, queria terminar e não tinha nenhuma boa justificativa. simplesmente não queria. É óbvio que quando o outro nos "finaliza" nós queremos explicações, até pra ficar com a consciência leve de que não foi nada que nós tenhamos feito - mas quando a justificativa não é muito clara, ninguém se contenta e aí não há encontro ao vivo, por msn ou skype que satisfaça alguém.
    No meu caso, confesso que pensei em simplesmente "sumir". Mas não dava pra sucumbir à covardia. Foi terrível dizer "não quero mais e não tenho um bom motivo". Na hora, senti que teria sido mais útil inventar um novo amor. O cara ficou confuso, deve estar até hoje.
    Fidelidade? Não sei se acredito! Concordo com o lance da espontaneidade. E digo mais: não sei se a traição é imperdoável como tanta gente diz. Eu acho é que o nosso ego é que não aguenta.
    Papo loooongo esse!! Complexo e cabeludo!

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente, não sei até que ponto colocar um "the end" num relacionamento por e-mail pode ser tão ruim. Será que se ele fosse dizer tudo pessoalmente ela ouviria? Ou o final civilizado poderia se transformar numa chorumelas sem fim? No relacionamento, eles costumavam trocar e-mails? São tantas variantes... Embora eu acredite que cada caso é um caso. Com meu ex, por exemplo, que nem tinha e-mail direito, se ele fizesse isso eu ia lá arrancar o hardware e destruir o software dele! Eu já terminei por telefone! Foi prático, mas não menos doloroso. Pior é sair pra comprar cigarro e não voltar mais... rsrsrsrsrssrs...

    ResponderExcluir
  14. Thr End"
    Fim
    Finito
    Doi pra caramba,mas se ao menos for com respeito,dqueles onde vc olha no olho e mesmo que com desculpa esfarrapada diz o pq,ao menos resta a possibilidade de amizade,pelo bem querer demonstrado no ato de dizer por meio de palavras e gestos e não por meio de um recadinho,e-mail,ou mensagem ,seja do tipo que for.
    Mas...

    Há muita gente sem coragem pelo mundo (pena)

    beijocas

    Denise

    ResponderExcluir
  15. Eu realmente não sei opinar se é certo ou errado... De todas as formas sempre vai existir o lado negativo e positivo. Já terminei por telefone e não é menos complicado... (olhar e ver o outro triste e decepcionado me deixa na mesma situação, eu sofro, choro igual) Gosto mesmo quando os dois percebem que acabou e não precisa oficializar... Não gosto de despedidas...

    Mas se tiver que fazer pessoalmente farei tb.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Já terminaram comigo por telefone... Mas aí era porque o namoro era a distância, não tinha outro jeito mesmo... Nas condições o telefone era o meio mais pessoal...
    Acho que o melhor é terminar na cara, mas até aceito por telefone... Só por escrito que não dá... Já dói muito isso, não precisa da frieza de um e-mail ou post-it. Eu acho que ia lá e xingava a pessoa se ela terminasse comigo assim o/

    Sobre a fidelidade... Ela não pode ser imposta. É fato. Se a pessoa quiser, ela trai. Não importa o que o outro diga... Mas eu acho que se a pessoa quer trair então já é sinal de que a relação tá no final.

    Embora ache que traição pode até ser perdoável, mas aí depende demais do caso...


    Ah, e sobre a pessoa do primeiro comentário... Não generaliza... Dizer que a maioria dos homens é covarde é sexista. As pessoas são diferentes uma da outra, não tem essa de homem ser assim e mulher assado...

    ResponderExcluir
  17. Eu era meio impiedosa quando terminava um namoro. Se fosse hoje acho que terminaria por e-mail sem dó nem piedade. Tadinhos dos mocinhos.

    Fiquei contente por vc ter me citado como uma das amigas que moram longe mas te leem e acompanham. Obrigada.
    beijos,
    Elisa

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails