sábado, 4 de julho de 2009

Persuasão


Meu primeiro contato com Miss Jane Austen não foi com esse livro. Já havia lido “Orgulho e Preconceito” há uns dois anos. Assim como em Persuasão, Miss Jane surpreende pela ótima trama que envolve os jovens de sua época, sempre com pitadas de romances que fazem suspirar até a mais incrédula das mulheres.

O amor não é o mote principal desse livro, no entanto. Assim, como nos demais livros de Jane Austen, ela retrata a sociedade inglesa do final do século dezoito e começo do século dezenove, demonstrando os hábitos e costumes de cidades (próximas a Londres), e seus habitantes. Principalmente retrata como era o namoro e o relacionamento entre os jovens dessa época.

Dentre os jovens estão a senhorita Anne Elliot e o capitão Frederick Wentworth que se apaixonaram muito jovens, mas não se casaram, uma vez que Anne foi persuadida pela sua amiga Lady Russel (que era mais velha e como uma mãe para Anne, uma vez que a sua própria havia falecido quando ela era ainda muito jovem), bem como pela sua família, seu pai Sir Walter Elliot e sua irmã Elizabeth. O capitão Frederick não tinha riqueza ou mesmo um bom título à época e segundo a escritora, isso poderia ser decisivo na união (ou não) de duas famílias.

Apesar de toda essa preocupação com dotes, brasões, títulos e libras, o que mais atrai nos livros de Jane Austen são os romances em que suas protagonistas se envolvem e a linguagem da Srta. Austen é muito descritiva, suave e interessante. Faz com que você se transporte para uma época onde o mais excitante era conseguir conversar a sós com o seu amor (algo inimaginável atualmente).

Depois de ser desprezado pela sua amada, o capitão Frederick Wentworth promete a si mesmo que fará fama e fortuna na Marinha, e que os Elliot se arrependerão em não tê-lo como parente.

Quase oito anos depois, ele retorna à Inglaterra e cumpre o prometido: rico, com títulos e ainda mantendo uma boa aparência, reencontra Anne Elliot ainda solteira. Ela ruboriza ao vê-lo e percebe que todo o amor que sentia por ele estava apenas adormecido e que nesse mesmo momento volta à tona tudo o que sempre sentiu por ele.

Mas estaria o capitão Wentworth disposto a esquecer o passado e a humilhação pela qual passou e reviver um grande amor, ou o seu orgulho seria muito maior?

Persuasão foi pano de fundo do filme “A casa do Lago” e já tem filme adaptando a obra.

: : TRECHO : :
“(...) Anne sorriu e não disse nada. Era um erro muito agradável para o poder censurar. Significa alguma coisa para uma mulher assegurarem-lhe que, aos vinte e oito anos, não perdeu o encanto da juventude; mas o valor desse elogio aumentou imenso para Anne ao compará-lo com palavras anteriores e sentindo que este era o resultado e não a causa do renascimento do seu caloroso afeto .” (p.198)

: : FICHA TÉCNICA : :
Persuasão
AUSTEN, Jane
Editora Landmark, 2008
205 páginas
ISBN 978-85-88781-33-7

9 comentários:

  1. Se foi pano de fundo do filme a casa do lago deve ser bom, adorei aquele filme.
    Obrigada pela indicação e pela visita no meu blog.
    Beijooos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. parece realmente bom, nunca vi livros dessa autora, mas vou procurar ler assim que acabar o quee stou lendo!

    ResponderExcluir
  3. Ei Ana!! O blog "O que elas estão lendo!?" está com sorteio!

    Como você é nossa seguidora, viemos aqui te lembrar que amanhã é o último dia para participar.

    Como participar? Só deixar um comentário dizendo: Eu quero participar!

    Você vai estar concorrendo ao livro do famoso escritor brasileiro Pedro Drummond.

    Depois é só cruzar os dedos!

    beijos e boa sorte

    Equipe "O que elas estão lendo!?"
    www.elasestaolendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Deu vontade de ler...
    Já fui compulsiva e comprei livros que nunca li, hoje estou mais seletiva e quando uma indicação é boa assim dá até pra imaginar a leitura.
    Bom final de semana, Ana!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Ahh, paree mtoo fofo. Ainda n li nenhum livro dela, mas to louca pra ler orgulho e preconceito, e vou atrás desse aí tbm
    ^^

    ResponderExcluir
  6. A casa do lago foi um saco, mas o livro é legal. Jane Austen escreve com uma leveza que poucas vezes encontrei em escritores do gênero.

    Dias atrás assisti um filme que falavam sobre os livros dela... mas esqueci o nome, irei pesquisar e te falo. É bom pra ter uma outra visão de sua obra.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não gostei de "Orgulho e Preconceito", mas darei uma nova chance à Mrs. Austen com "Persuasão". A propósito: tem gostado da Catherine M.?!?! rsrsrs

    bjs mundanos e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi Teórico, o filme não seria o "Clube de Leitura de Jane Austen?".
    Oi Johny, posso dizer que sob o aspecto antropológico, estou aprendendo muita coisa com a Sra. Catherine, rs.
    Essa foi uma boa dica de leitura.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  9. Olá! Adorei seu blog!
    Eu comprei dois livros da Jane Austin na minha última e malfadada incursão pelo site da Saraiva (motivo de um raivoso post em meu blog). Pena que eles ainda não chegaram, não vejo a hora de ler...gostei muito do filme Orgulho e Preconceito, mas geralmente, gosto muito mais dos livros.
    Bj

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails