terça-feira, 11 de agosto de 2009

Metas



Eu sou a favor das metas a serem seguidas durante toda a vida. Elas podem ser divididas em metas de curto, médio e longo prazo.
Todo ano, no mês de janeiro eu traço as minhas metas do ano e dou uma revisada nas metas de longo prazo. Minhas metas desse ano, por exemplo, eu já consegui cumprir. Dentre as metas estava entrar numa pós-graduação e voltar a correr. Está certo que não ganho uma medalha pelo cumprimento delas e nem são noticiadas no Jornal Nacional, mas mesmo assim, sinto um enorme orgulho de mim quando consigo cumpri-las.

E eis que agora eu corro e também já tenho as minhas metas de corrida. Uma delas é correr cinco quilômetros em trinta minutos. Quando eu conseguir essa façanha vou me dar de presente um short de corrida. Sempre quis um deles, mas nunca comprei um. Acho que só posso ter um se merecer, de fato.

Minha segunda meta é que, se conseguir freqüentar a academia por três meses sendo uma boa menina (e por boa menina leia-se treinar três vezes por semana, no mínimo), eu vou comprar um i-pod.

Essas são as “metas materiais”, também tenho as metas intangíveis. São aqueles pequenos desafios que eu mesma me faço quando estou correndo, como por exemplo, “vou correr durante três minutos na velocidade nove”, ou ainda, “hoje não desço da esteira enquanto não completar uma hora de treino”, ou ainda, “vou correr durante toda essa música (qualquer uma bem animada) na velocidade oito” e também “vai agora mesmo fazer musculação que eu estou mandando” (quem manda aqui é a consciência e eu estava tentando negociar com ela – em vão, é claro).

Às vezes esqueço que estou na academia e travo um embate oral (e não mental) comigo mesma, em cima da esteira. Já recebi olhares tortos por isso. Pior é quando me empolgo e canto um trecho de uma música (bem alto) que estou ouvindo. Eu sei, eu sou doida, mas juro que isso tudo, na minha cabeça, faz todo o sentido.
Para concluir, sei que uma meta seria inatingível: obrigar-me a não fazer mais metas. Isso eu sei que não consigo. E vc?

14 comentários:

  1. deus me livre. pra minha pessoa, fazer metas é o mesmo que esperar o fracasso. eu não consigo nem cumprir um "você vai tomar todo esse sorvete gostoso" porque eu sou tão teimosa que, pra mim, a partir do momento que vira obrigação, eu não faço. de qualquer forma, eu não costumo cumprir nem as coisas que preciso fazer, nem as que gosto :D

    ResponderExcluir
  2. Sempre estipulei metas em minha vida.
    Há alguns anos, elas eram traçadas em longo prazo. Hoje, talvez um pouco mais ansioso, reduzi o tempo para realizá-las. rsrs
    Quanto às recompensas por metas cumpridas, também adoro uma premiação! rsrsrs
    Beijãozão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, também sou a favor das metas e principalmente dos objetivos e sonhos, acho que as pessoas devem ter os 3. Adorei seu post...boa sorte na conclusão de suas metas, pra mim a academia é a mais difícil..rsrs, eu tbm tenho essa meta e estou sendo persistente!!!

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  4. As metas são maravilhosas, mas nunca consigo cumpri-las. Só para vc ter idéia, coloco o relógio para despertar 10 min antes, mas meu incosciente é tão poderoso que automaticamente o soneca é ligado umas 50 vezes e vou concluindo, ainda dormindo, que as coisas que tenho para fazer podem esperar. Academia? Tenho 6 meses prometendo que segunda-feira começo, para de comer Mc Donald'ds é outra meta inatingível. Enfim, ou alguma força maior exterior me obriga ou meu inconsciente me domida. Enquanto isso...

    ResponderExcluir
  5. Minha meta de sexta-feira é o HH do Mundo Mundano e a sua?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Antigamente (leia-se 3 meses atrás) eu me impunha metas quase impossíveis de serem alcançadas. Isso me trazia dor de estômago, de cabeça, frustrações horriveis.
    Hoje quando entrei aqui no seu cafofinho, e que li seu post, gostei demais de ver a simplicidade de suas metas, porém não com importância menor... pelo contrário!
    Vejo que por iniciar com metas "atingíveis" é que vc se estimula a ir muito mais longe.
    Gostei de ver e vou copiar isso pra minha vida!!!
    nada de metas impossíveis, assim quem sabe um dia poderei realmente dizer que "impossible is nothing"

    beijossss

    ResponderExcluir
  7. Estabeleço metas no começo do ano. Mas tem algumas que não consigo cumprir. Gostei do seu método. Vou tentar fazer assim. Obrigada pelas preciosas dicas.
    bj,
    Elisa

    ResponderExcluir
  8. minhas metas sao sempre abandonadas ali pelo começo de fevereiro,
    rs.
    eu sei, eu sei,
    mas eu sempre opto por metas impossiveis...
    se bem que outro dia estava olhando uma parada de metas impossiveis que eu havia feito alguns muitos anos atras, e sem perceber consegui cumprir quase todas...
    legal né..
    Um beijo querida, e boa sorte na esteira

    ResponderExcluir
  9. Tô com a senhorita do primeiro comentario!E eu me torturo tanto por esse motivo...
    Adorei o texto, bem levinhooo um negocio gostoso de ler!
    Parabéns, muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Eu acho muito legal essas metas que nos impomos a cumprir. Tudo na vida, desde as mais simples, depende de nós mesmos, de nossas prioridades. Eu tbm tenho minha listinha de metas pro ano, não as escrevo, mas traço mentalmente em uma escala de prioridades, não me dou presentinhos por cada vitória, mas gostei da idéia, motiva mais né?

    Agora, correr 5 kilômetros em 30 minutos não é pra qualquer um não, ja conseguiu?

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana!!!
    Sou super exigente comigo mesma. Acho que poderia ter feito tudo de um jeito melhor, num tempo mais curto e com menos dinheiro.No trabalho, em casa....em tudo sou assim....se eu ainda introduzir metas nas minhas neuras, vou precisar de um psiquiatra de plantão!!!!
    5Km em 30 minutos??????WOOOOW!!!!!
    Bjks :)

    ResponderExcluir
  12. Putz, basta eu transformar uma vontade em meta pra ela ficar, instantaneamente, fada ao fracasso total. Então eu estabeleço, tipo, idéias, um "penso eeeeemmmm..."
    Haaahah, nda como enganar seu próprio sistema motivacional!

    ResponderExcluir
  13. também acho bacana isso das metas. ajuda a dar um rumo do que fazer nos dias do ano. e dá uma organizadinha nas prioridades da vida, também. =)

    ResponderExcluir
  14. KKK, a risada é por que me encheguei na postagem, faço metas constantemente. Pra lhe animar tb estou na academia novamente, minha 4 tentativa, vou me presentiar se conseguir ficar por dois meses tb.

    Beijosssssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails