quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Nossa história

Numa dessas crises existenciais que a gente tem ao longo de dias não tão bons, me auto-indaguei sobre a real necessidade ou até a utilidade em manter um blog.

Afinal, querendo ou não, um pouco de você e de sua intimidade ficam a mão de diversos leitores e você não consegue filtrar quem é bem ou mal intencionado.

Já pensei em deletar tudo e continuar tendo esses insights só-eu-comigo-mesma. Já pensei em continuar escrevendo meus textos, mas somente no papel branco do “Word”. Apesar de tudo, algo me dizia para eu não fazer isso.

Além do meu instinto, o que me impedia em apertar a borracha eletrônica (a tecla delete), eram os comentários e elogios que recebia dos meus textos. A troca de opiniões e experiências é muito rica e “conversar” com esse povo bom da cabeça, com uma boa vibe, virou o meu passatempo predileto.

Mas eis que estou eu olhando para o meu computador e vejo uma notícia no estadão, que me chamou a atenção.

Marcos Guterman falando da Anne Frank, a judia adolescente que escreveu um diário falando dos seus dias enclausurada em um esconderijo durante a perseguição nazista.

Quando li esse livro há alguns anos fiquei emocionada. A historia é triste, quanto a isso não há dúvida. Mas o que mais me chamou a atenção no livro não foi o contexto histórico na qual Anne se encontrava, mas, mais do que isso, as descobertas que ela foi fazendo com o passar do tempo. As perguntas e respostas que ela se fazia e que, ao longo dos meses forma se sofisticando.

A evolução do estilo literário de Anne em grande parte foi em função do amadurecimento que ela viveu dentro daquele lugar onde ficou trancafiada. Mal sabia ela que o seu diário se tornaria mundialmente conhecido e que todas as dúvidas, incertezas e desilusões que povoaram sua mente ainda são sentidas por outras mulheres.

A diferença é que agora elas são escritas no computador e publicadas na internet.

Agora eu já sei por que esse blog deve continuar...

19 comentários:

  1. Ta ficando maluca? Nada de deletar esse blog! Adoroooooooooooooooooooooooooooooooo
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ana, me assustou! Que ideia doida!!!
    Acho até que vc posta pouco, queria te ver mais por aqui!!!!
    Desiste, sou sua fã:)
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Ei Ana, tbm me assustei! Q bom que desisitu da idéia
    =]
    Sou tua fã tbm
    =]
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amiga Ana!
    Seu blog precisa e deve continuar sempre!
    Mas...! rsrsrs "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!" rsrsrs
    O "Pra Ler no Banheiro" está fechado por tempo indeterminado.
    Eu e a Cris, temos um novo blog, e esperamos você por lá.
    http://elaeraeueueraela.blogspot.com
    Aquele Beijãozão!

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis ler esse livro e meu pai nunca me presenteou com ele. Anos depois, leio sobre o livro aqui no seu blog e me deu uma imensa saudade de minha adolecência e da minha pentelhação para meu finado pai me dar esse livro. Agora posso comprá-lo, não sem antes você ter me lembrado dele! Por mais que não saiba, em algum momento, suas palavras, ainda que perdidas, podem ser muito importantes para alguém. Fica aí e deixa de bobagem, tá? Bjs

    ResponderExcluir
  6. às vezes tenho uma sensação ruim, também, ao saber que qualquer um pode acessar ali e ler intimidades minhas (apesar de eu evitar ao máximo falar de vida pessoal), como eu penso, que lugares eu frequento, etc. e cheguei a ficar bem desanimada recentemente, quando quase todo texto tinha um comentário anônimo agressivo. aí proibi o anonimato e, curiosamente, as agressões cessaram!

    ResponderExcluir
  7. Por favor! Não pare! Acabei de descobrí-lo e adorei o que encontrei!

    ResponderExcluir
  8. Oba!
    Que bom que a conclusão foi positiva!
    Stay with us ;)

    ResponderExcluir
  9. Que legal que você resolveu continuar, Ana!
    Era só o que faltava, né? Brincadeirinha...

    Sério, eu sempre tive diário e ao mesmo tempo em função de querer ser jornalista desde pequena exercitei as letras como se diz por aí.
    A blogosfera é bacana por que aqui se abre espaço para fóruns de debates e o maior barato é que a gente está indo na contramão da lei vigente onde tudo é muito imagem, visual e o que se tem. Aqui neste espaço, neste mundo, nós só procuramos aqueles que tem a ver com a nossa maneira de pensar. Os afins se acham. Caso contrário não permanecemos visitando o tal blog.
    Claro que a gente tem que ter filtro, eu pelo menos não abro tudo da minha vida pessoal, mas muito do que eu penso não deixo a porta entreaberta, escancaro mesmo, em outros assuntos é coisa minha e da minha cabeça.

    Rezei um terço agora! rsrsrs
    Enfim, não abandona o barco, hein?

    bjão e bom feriado

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana! Tb pensei por muito tempo em parar de escrever, até fiquei um tempo sem escrever no blog, muito pelo medo da exposição, mas algo me fez voltar, e fico feliz que sua conclusão tenha sido continuar!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. E deve continuar mesmo!!!Seu blog é maravilhoso querida, crei que todos nós que temos um blog passamos por essas "crises de identidade virtual" onde não sabemos até onde ir, não sei se aparece gente do mal por aqui, mas se aparecer modere os coments e delete esse tipo de gente deste espaço, não ele.
    BJOKS
    P.S.:Que bom que sua conclusão foi continuar.

    ResponderExcluir
  12. Oxe não pode deleitar o blog não, seu texto mesmo explica o por quê.

    Também tenho essas crises.

    ResponderExcluir
  13. Ana, você vai passar o ano novo lá no Rosa? Você já conhece? Caso ainda não, se prepara porque lá é um pedaço do céu. É o maior astral. Amo aquilo lá, é amor antigo que já vai uns bons 20 anos.

    Bjos meus

    ResponderExcluir
  14. NÃO PARA MESMOOOO!!

    Para mim, escrever é como conversar comigo mesmo; expor isso é como gritar ao mundo! Também tenho esses momentos de "pra que continuar com isso?"...mas passa rapidinho...rs

    Abraço...

    ResponderExcluir
  15. Outro dia ouvi alguém dizer que a troca de experiências – mesmo que virtuais – é muito boa em blogs. Troca-se idéias, opiniões, afetos e até fazemos amizades. Taí outras boas razões para se mantermos um blog.
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana, tudo bem por aqui?
    Dá um alô...

    bjão e boa semana!

    ResponderExcluir
  17. Não desista não Ana, tão bacana seus textos, indicações, contos... Eu deixo vc dar um tempinho viu, mas não poooode desistir.(ô pessoa gaiata né?)rsrsrsrs

    bj

    ResponderExcluir
  18. Essa coisa de se expor um pouco e visitar a intimidade dos outros e ver que no fim somos todos iguais é que me faz continuar também. Continue escrevendo. Adoro.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails