terça-feira, 24 de novembro de 2009

Einstein tinha razão


Ele próprio, o doidinho que achava mais importante ter uma imaginação fértil do que uma inteligência fora do comum. Para ele isso era muito fácil, não era? Ele que formulou a sua teoria da relatividade assim, primeiro na cabeça e depois no papel, tinha os dois dotes que considerava importante.

Ele era muito sábio meus caros, e hoje tive certeza disso ao olhar para aquele papel que me entregaram nas mãos e pediram para devolver preenchido até o final do dia.

O papel em questão era o meu aviso de férias. A maioria das pessoas (digo, dos proletários, é claro, porque rico não tira férias só uma vez por ano, certo?) ficam felizes quando recebem esse tipo de papel. Daí já começa a comprovação de que a famigerada teoria da relatividade do nosso amigo Einstein (amigo sim, vai, o cara era um gênio, mas mostrava a língua e andava de bicicleta, parecia ser muito gente boa), tem tudo a ver com essa folha A4.

Vou explicar.

Sou deveras ansiosa. Não rôo unhas porque acho muito feio mulher com unhas roídas. Gosto delas bonitas, lixadas e esmaltadas. Mas quem disse que se conhece um doido pela camisa de força? Não sei se o resto da população é assim, principalmente da população feminina, mas eu já aguardo o próximo fim de semana na própria segunda-feira. Já penso na próxima viagem, quando estou voltando para casa e penso no próximo emprego, antes mesmo de terminar a entrevista.

Pois esse ano, prometi que não seria tão ansiosa, ou pelo menos faria o que os psicólogos chamam de “trabalhar isso”. Esse ano eu viveria um dia de cada vez e que todas as subjetividades a que estamos condicionados, mais conhecido como “destino” seriam por mim superadas sossegadamente, “sem stress”.

Mas o papel que está a minha frente não quer cooperar comigo. Ele faz com que eu levante várias questões e a ansiedade vem de volta para minha cabeça e se manifesta em meu corpo. Tirar férias não é tão simples assim. Primeiro você precisa decidir para onde você quer ir, depois, precisa ver o seu saldo bancário para saber se você consegue pagar a viagem ao destino desejado e é aí onde mora o problema! Eu sempre quero ir a lugares que meu bolso não pode pagar. Mesmo porque, essa história de dividir no Mastercard não funciona bem para uma virginiana, não.

Não tem essa de dividir o que quer que seja em 12 vezes. Você fica “conversando” com a conta durante um ano inteiro. Toda vez que você olha o extrato do cartão de crédito lá está ela, sua viagem feita há tanto tempo, que você já nem lembra mais direito, mas que a fatura do tal Mastercard da propaganda continua lembrando.

Não, comigo não, é tudo no máximo em 3 vezes. A primeira parcela enquanto ainda se está programando a viagem, a segunda quando se retorna dela e a terceira um mês depois. Assim, tudo bem, a Visa tem razão: a vida é agora e não daqui 12 meses.

Mas esse ano, não quero fazer um pacote-cvc para nenhum lugar do nordeste. Não quero tomar sol na Bahia ou em Maceió. Esse ano eu quero desbravar o mundo. Quero tomar vinho da casa em Nápoles ou comer um croissant em Paris, talvez comprar uma bolsa Marc Jacobs na Bloomingdale’s, ou talvez visitar a cidade subterrânea em Montreal. Poderia conhecer as vinícolas do Concha Y Toro no Chile, ou quem sabe passear de balão na Capadócia.

Sim, era algo assim que eu queria. Queria ter que fazer uma mala bem grande e tirar férias da minha vida por um mês inteirinho. Dormir até a hora que eu bem entendesse, comer quando tivesse fome, beber quando tivesse sede e amar a hora que eu tivesse vontade. Sem programação pré-definida. Sem ter que olhar no relógio, sem ter que dar satisfação a ninguém.

Mas esse papel que meus olhos avistam é muito frio, muito objetivo. Ele não está muito interessado em todos esses detalhes. Ele só quer uma data, não quer um destino, não quer um sonho, não quer saber da cotação do dólar ou da crise mundial. Ele quer simplesmente cumprir com sua função e ela se resume a uma palavra: “quando?”

Quando, meu Deus? Eu que pergunto! Quando eu vou conseguir parar de querer e finalmente conseguir?

Coloco o papel de lado, chuto uma data qualquer e continuo o meu trabalho. Depois eu resolvo todas essas questões. Vou viver um dia de cada vez esse ano. A viagem eu decido depois. Pensando bem, o destino pouco importa, o que vale mesmo é a companhia e isso eu já tenho, graças a Deus!

Einstein é que tinha razão. Criava suas teorias e andava de bicicleta. Eu também vou fazer isso.

13 comentários:

  1. Boa, Aninha.
    Não se pode levar tudo tão a sério, eu como psicóloga te digo para trabalhar isso com afinco.
    É como postei agora a pouco, a vida é só uma brincadeira mais séria, pode-se brincar a vontade, com alguns lampejos de realidade.
    Tire suas férias tranquila, sem querer que sejam as melhores férias que vc poderia tirar. Sempre haverão grandes oportunidades.
    Desfrute!

    ResponderExcluir
  2. opa, uma ansiosa como eu! quer dizer, nao como eu: eu como as unhas. arranco, mastigo cuspo cada pedacinho. e repito isso como se o processo fosse diminuir a ansiedade.

    sem sucesso.

    mas em relacao a viagem, estamos ai. se passar pela frança, tem vaga aqui em casa pra tu e pra tua boa companhia ;) (apesar de que seria desperdicio vir a lyon quando se tem uma paris) :/

    ResponderExcluir
  3. Oi minha amiga!
    A ansiedade sempre foi a minha melhor companheira durante bom tempo.
    Aprendi que relaxando e deixando que as coisas tomem seu curso natural, seremos mais felizes.
    As melhores férias da minha vida, aconteceram totalmente diferente do programado, e deveria ser a 5a opção que eu teria naquele momento. Então!
    Um beijãozão!

    Ah! Voltei com o "Pra Ler no Banheiro". Aparece!

    ResponderExcluir
  4. ana, tô rindo muiiito. Esta tua descrição de como decidir as férias foi muito bem traduzida, garota! É para a maioria dos pobres mortais assim mesmo.
    Agora de perto, ninguém é normal mesmo... tks God!

    Muito bom o teu post! E olha... boas férias seja ela em que mês, proque afinal o lugar é só detalhes quando a gente tira férias de uma parte de nós, a do trabalho.

    bjão

    ResponderExcluir
  5. Realmente concordo com você! Uma boa companhia e uma boa conversa são as coisas mais importantes! De qualquer forma, adorei seu roteiro! Vou fazer! Aliás, muito bem acompanhado também!rsrsrs... Pra variar adorei o post. taam

    ResponderExcluir
  6. Ana... amei seu post, dei boas risadas!!!
    Adorei seu tour...Eu tbm queria viajar, mas pra sempre, ir pra uma ilha com uma casa de frente pro mar e por lá ficar, com um bom livro, chocolates e um computador para o acesso ao mundo!!!

    Bjinhuss...

    ResponderExcluir
  7. As minhas férias eu já decidi: Vou ficar em casa vendo a Copa do Mundo pela TV!

    =D

    Tá que deve te parecer meio insano, mas a possibilidade de não poder ver os jogos porque estou no trabalho me corrói!

    hauhauha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Bem Ana, mês passado passei por isso.
    Esse mês estou na fase: "Para onde vou?"
    Espero que até Dezembro eu decida aonde vou passar minhas férias que será em Janeiro.
    Nem um pouco anciosa eu né?!
    hauahuau

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Com boa companhia, qualquer viagem já vale a pena. E hoje é tão fácil mais fácil adequar o destino (qualquer destino!) ao nosso bolso. Por que vc não escreve em pedacinhos de papel uns quatro lugares que deseja visitar, dobra um por um, mistura tudo e sorteia??? Se precisar de dicas sobre sites que vendem passagem e hospedagem around the world, tenho vários para indicar.

    ResponderExcluir
  10. Nuss... quem dera que a ansiedade fosse como a histeria, alguma coisa feminina... Eu sofro de ansiedade, tomo até remédio por isso. Como mal, durmo pouco e faço planos mirabolantes pra um futuro tão distante quanto outra galáxia.

    Eu com um papel desses nas mãos deixaria de lado meu trabalho e me imaginaria em todos os lugares possíveis e também naqueles que o dinheiro nosso de cada dia não pode pagar.

    Bem feliz é vc, que consegue chutar qualquer data e continuar seu trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Se eu conseguir tirar férias já vou ficar feliz. Tenho duas programadas para o ano que vem. Destino? Acho que nem Deus sabe...

    ResponderExcluir
  12. oi, virei seguidor! Demais o último parágrafo "Einstein é que tinha razão. Criava suas teorias e andava de bicicleta. Eu também vou fazer isso." Se importa se eu postar isso no meu blog, com os devidos créditos?

    ResponderExcluir
  13. AMEI O POST!!!!!! rsrsrs somos MUITO parecidas... queria saber se vc tem conseguido viver um dia de cada vez, porque eu ainda não consegui...rs Já comi croissant em Paris e já conheci Concha y Toro no Chile, agora quero jogar uma moedinha na Fontana di Trevi! ;)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails