segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Férias


A palavra é pequena, mas o efeito no corpo e na mente é magnanimamente prazeroso. Primeiro que “férias” é causa, enquanto que “viagem” é conseqüência. E tem coisa melhor na vida do que viajar?

Não, acho que não tem...

Estar numa latitude e longitude diversa daquela que você sempre se encontra já é motivo para cantar bem alto a sua música favorita e sair dançando de pijama pela casa.

Mas não é só o fato de mudar de rotina o que torna mágico alguns dias sem labuta. Todos os seus sentidos se tornam mais aguçados: você finalmente olha, vê e repara: na expressão do cara que lê o jornal, enquanto toma o café próximo a você e consegue perceber se a leitura dele está sendo agradável.

Imagina se, o atendente que acabou de sorrir para você e anotar o seu pedido, tem esposa, filhos, cachorro, paga aluguel e quando foi a última vez que ele fez amor.

Observa o menino feliz agarrando a perna do pai e dizendo algo incompreensível aos seus ouvidos, mas que pela entonação presume que foi algo carinhoso.

Percebe a direção do vento pelo balançar das árvores e tenta adivinhar a quanto tempo ela está lá, naquele mesmo lugar, balançando (ou dançando), conforme o vento sopra.

Treina melhor a sua linguagem corporal quando percebe que não tem domínio da língua local, bem como testa sua capacidade de orientação e noção geográfica ao tentar decifrar o norte,sul, leste e oeste de um mapa.

Experimenta, pela primeira vez: um novo tempero, um novo ingrediente, ou um novo tipo de vinho e adora o resultado.

Mas talvez o melhor seja o casuísmo ao poder deitar num banco de um lindo jardim e ver, em plena tarde de uma terça-feira qualquer, um patinho treinar mergulho dentro de um lago verdinho.

Quer saber, o melhor mesmo é ter quem cutucar para comentar tudo isso. É, acho que férias deveria ser sinônimo de poesia...

5 comentários:

  1. opa, post bem na hora! vou tirar as minhas ferias na proxima quinta e soh volto no final de agosto! tou felizzzzzz!

    ResponderExcluir
  2. Delícia....férias é tudo q eu quero e preciso!!!
    Vou sair dia 06....contando os dias...
    aproveite cada minutinho das tuas!!!
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Ai, que delícia. Eu voltei das minhas dia 26 de julho. Mas do jeito que o ano tá passando rápido, jajá estou de novo, haha.
    E nas melhores férias do ano: DE VERÃO, AMO!
    Hahaha.
    Beijos Anaa!

    ResponderExcluir
  4. Ah, que gostoso. Traduziu bem o que foi meu mês viajando pelo oriente. Essas de parar pra pensar em coisas banais mas que merecem nossa atenção, de perceber que o mundo é grande, e que apesar de sermos todos diferentes, no fundo no fundo somos todos iguaizinhos...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails