quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Marriage


Começou com uma pergunta que se repetia com a mesma freqüência com a qual ocorrem os almoços em família. Quando será o casamento?

Essa é a questão que ecoa na maioria da cabeça daquelas que possuem uma aliança na mão direita. Engraçado essa necessidade de exibir sorrisos, lágrimas e promessas de amor eterno em publico. Para mim, isso deveria ser feito sem plateia.

A resposta era quase sempre reticente e completada com uma ótima desculpa: Ah, só quando comprarmos um apartamento.

Mas eis que o dia de adquirir o próprio teto chegou e junto com ele uma dívida que de tão grande, quase não cabia no bolso. Planilhas, cálculos e simulações passaram a fazer parte do quotidiano do casal.

Noites de jantares românticos em lugares bacanas seguidos de cinema, teatro ou qualquer outro programa descolado foram substituídos por delivery de pizzas e DVDs.
As viagens que já eram poucas rarearam e os presentes passaram a ser mais simples ou até simbólicos.

A felicidade tomou gosto pelas pequenas coisas da vida.

Mas eis que numa dessas perguntas que já tinham resposta pronta, me dei conta de que já era hora de começar a organizar o “sim, eu aceito”. A partir de então o mito de que cuidar de um dos preparativos mais sonhados de 9 a cada 10 mulheres é real: casar dá mesmo, muito trabalho. Até para quem sempre se considerou simples e objetiva...

O trabalho está no fato de que se deve pensar nos detalhes para que se tenha algo bonito sem ser absurdamente caro. E você tem que treinar muito bem suas técnicas de negociação porque a singela palavra “casamento” faz com que qualquer fornecedor tenha seus olhos brilhantes com as cifras que estarão no produto que ele vai te vender.

Ser uma noiva rica deve ser difícil, mas ser uma noiva classe média, sem qualquer paitrocínio pode tornar a composição do orçamento desse festejado evento, ser adjetivado pelas palavras “realista e realizável” o maior desafio já vivido.

Primeiro, você precisa definir seu estilo: romântica? Clássica? Moderna? Arrojada? (sim, prepare-se para ser rotulada). Isso, em tese, vai definir todo o estilo do seu casamento. Depois você precisa decidir onde vai casar. Na igreja? Num sítio? Hotel? Praia? Restaurante? Quantas pessoas convidará para seu casamento? Vai ser de dia ou de noite? Vai ter festa? Com banda ou DJ?

É nesse momento que você percebe que uma decisão influencia a outra (ou pelo menos, deveria), e que a organização de um casamento funciona como aquele jogo de dominó que você brincava quando era criança: equilibrar um pino ao lado do outro sabendo que todos eles estão interligados e que se um cair todos os outros também cairão.

Só quem já resolveu trocar alianças sabe que o vestido deve ser escolhido de acordo com o lugar, horário e tipo físico e descobre a singela diferença entre branco, off white e creme. Dentro dessa necessidade doida de coesão,o bouquet deve combinar com os itens anteriores e não deve combinar com o resto da decoração da festa.

Só quem já resolveu casar precisa se preocupar em saber qual flor estará disponível em determinado mês do ano (o do seu casamento) e consegue discernir, rosas, peônias, callas, tulipas, copos de leite, lírios, gérberas, lisianthos, cimbideo, narciso, etc. E mais, saber qual é uma flor nobre e qual é simples para não ser enrolada pela decoradora. Haja Google e horas gastas na frente do computador!

E quando consegue responder a todas essas questões e já respira com mais calma, pensando que tudo está sob controle é que percebe que mais uma avalanche de decisões precisarão ser tomadas. Além de ter que administrar a própria ansiedade e de todas as amigas e parentes que vibram quando ouvem: “vou casar”.

A lua de mel? Foi o mais fácil de decidir, mas isso fica para outro texto...

8 comentários:

  1. Ahhh querida... que incrível seu post!! lembrei tanto de mim, na mesma situação q vc!!
    Bateu uma saudade!
    Parabéns!!
    Bjks
    Alê

    ResponderExcluir
  2. Ahh Anaaaaa! Que delíciaaaa! Eu já ia perguntar se vc tinha abandonado o blog, mas agora vi que o motivo é justíssimo! Que delícia que devem ser esses preparativoss!
    E que lindo, vc vai casar! Meu sonho, hahahaha!
    Mtas felicidades!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Ana, que delicia de notícia! Casar eh bom demais! Independente do tamnho e $$ do casamento, o que vale é celebrar a união! Meu casamento foi super simples e deliciosamente inesquecível! Se é feito do seu jeito será o melhor de todo e o que importa mesmo é o vestido, o noivo, e a lua de mel (que dê para relaxar e namorar) e pronto! mil beijos e boa sorte

    ResponderExcluir
  4. nossa, quanta paciencia! por isso (tambem) que preferi ir pedalando ate o cartorio, assinei um papel e fui tomar cerveja depois. hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Ana, quer dizer que a hora é da maratona do casório? Que bacana! Vai nos contando por aqui, os detalhes.
    Boa sorte!!!

    bjos meus

    ResponderExcluir
  6. Ana
    Parabéns pelo Blog!
    Cheguei até voce atraves da Anitas, do Blog 'Calma, vá em frente..'
    Gostei de tudo aqui!
    voltarei
    Abraço e boa semana
    Lisa

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails