segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A dor e a delícia de morar sozinha


Vou te contar um segredo. Sempre quis morar sozinha. Não que minha casa fosse ruim, pelo contrário. Mamãe e papai sempre me trataram com muito amor e carinho.

Saí porque fiquei para titia. “Ficar para titia” e morar com os pais fere a dignidade de qualquer ser humano. Me desculpe se você se enquadra nessa situação, mas você sabe que é verdade.

Morar sozinha é bom pra caramba. Você chega e está tudo exatamente do jeito que você deixou. Você pode andar só de calcinha pela casa, ou mesmo pelada (só precisa tomar o cuidado de fechar as janelas para não virar a atração do prédio em frente).

Você toma banho se quiser, escova os dentes se quiser. O CONTROLE REMOTO É SÓ SEU! É você quem manda na programação e pode assistir àquele filme romântico, bem água com açúcar sem ter que ouvir seu pai e seu irmão reclamando que começou o futebol. Você pode chorar nas cenas mais emocionantes que seu irmão não vai falar: “Ih, pronto, parece uma manteiga derretida, pai vem ver, a Ana está chorando por causa do filme de novo”. Meu pai nem se dá ao trabalho e grita, da cozinha mesmo. “Mulher é tudo boba, não liga não...”

Você pode chamar suas amigas, pedir uma pizza, abrir um vinho e ficar horas falando de sexo sem ter que se preocupar se tem alguém ouvindo. Se alguma delas beber demais, ela pode ficar por ali mesmo e ir embora no dia seguinte, sem crise.

Se você tiver namorado ele pode dormir com você. Se você não tiver, também pode levar quantos caras você quiser (quem vai comentar é o porteiro, mas é só dar um panetone ou vinho no fim do ano que fica tudo certo). Enfim é a maior curtição.

Mas vou dizer uma coisa, como tudo na vida, morar sozinha também tem seu lado ruim. Você descobre que comida não aparece pronta na geladeira. Que roupa não brota lavada e passada no armário e, principalmente, que casa não tem tecla auto-limpante.

Se você não tem dinheiro para contratar uma empregada, se prepare. Separe pelo menos um ou dois dias da sua semana para os afazeres domésticos.

O pior mesmo é se você tem pesadelo e acorda assustada no meio da noite. Abre os olhos e vê que está lá sozinha, é só “você e você”. Não tem escapatória. O jeito é se acalmar sozinha e voltar a dormir. Filme de terror então, nem ouse. Com certeza você vai passar por maus bocados e não vai pegar bem ligar para a mãe ou para o namorado e dizer: “to com medo!” Para morar sozinha, tem que ser corajosa.

Duro é quando queima o chuveiro. Daí é um problema. Você pode chamar o zelador do seu prédio, ou o seu pai, seu namorado, ou um gatinho, caso queira arrastar alguém para sua casa. Só não vai tentar fazer isso sozinha, por favor...

Outro dia estava lavando o banheiro e vi que o chuveiro estava “empoeiradinho”. Vou passar um paninho úmido nele, pensei. Sorte que eu estava de havaianas. Tomei um choque tão grande que não senti minha mão por pelo menos uns 3 minutos, que medo! Chuveiro, nunca mais...

Mas o pior está por vir.

Procuro deixar a casa sempre limpa. Passo baygon nas janelas e nas portas a cada quinze dias para evitá-las, mas às vezes é impossível. Um dia, entrei na cozinha à noite para tomar água e não acendi a luz. Na pia, tinha uma garrafa de long neck de uma cerveja que tinha tomado no jantar e estava vazia. Achei engraçado aquela mancha marrom na pia. Será que derrubei cerveja, pensei. Reflexo da garrafa não é porque a luz está apagada. Balancei a garrafa e a mancha correu para cima de mim.

Saí correndo e gritando, meu coração veio na boca. A maldita ainda veio para o meu lado, ao invés de correr para outro canto. Não acredito, tem uma barata na minha casa, pior na minha cozinha, pior ainda, em cima da pia, ai que nojo!!! Socorro, e agora, pensei. Quem vai matar, eu que não vou.

Liguei para o meu namorado. Ele me deu todo apoio moral, mas disse não iria até em casa para matá-la. Não ia ter jeito, teria que ser eu mesma. Pedi para ele ficar comigo no telefone. Peguei o baygon. Na hora lembrei da metamorfose kafkaniana e dei graças a Deus por pessoas não virarem de verdade aquele bicho asqueroso.

Acho que demorei muito para procurar o veneno, a bichinha, sentindo-se acuada, se escondeu em algum lugar. Imediatamente corri para meu quarto, fechei a porta, coloquei um pano na porta e joguei baygon em todos os cantos. Aqui ela não entra. Amanhã meu namorado a encontra e acaba com a festa dela, pensei.

Dormi e sonhei que tinham várias baratas subindo pela parede do meu quarto. No dia seguinte eu e meu namorado caçamos a barata e não encontramos nem rastro dela.

Não sosseguei, fiz uma faxina daquelas na casa, tirei tudo dos armários, de baixo da pia, passei baygon na casa e tive que sair para não morrer intoxicada. Nenhum sinal da bichinha.

Procurei na Internet. Descobri que baratas fazem reprodução sexuada, ou seja, não criam baratinha sozinhas, precisam copular um macho e uma fêmea para terem uma família, Aff, ainda bem pensei.

Ela já foi embora, disse meu namorado. Esquece, passou. Ta bom, mas só por garantia não entro mais na cozinha com a luz apagada e sempre fecho a porta do quarto.
Voltar para a casa dos meus pais por causa de uma barata não dá. Não tem conto kafkaniano que me faça voltar.

7 comentários:

  1. Ana, morar sozinha é mais delícia do que dor...
    Mas quantas vezes não chego em casa e acho que o apartamento é muito grande???? rsrs
    A baratinha apareceu aqui em casa uma vez. Aspiramos a coitada e jogamos baygon no cano. Não houve sobreviventes....rsrs Tô adorando esse blog. Essa foto é da sua casa?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que ainda não apareceu nenhuma barata lá em casa, porque se aparecer e o Léo estiver viajando, prepare-se porque eu vou pra sua casa.

    Eu + barata no mesmo território = morte, e não é da barata.

    ResponderExcluir
  3. A Jeanne usa o aspirador de pó, nao me pergunte como kkkk

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana,

    Acabei de conhecer seu blog e já estou adorando.
    Estou na fase de "planejando morar sozinha", e sabe como é né..rsrs!
    Parabéns pelo Blog!!!
    E se dê dê uma passadinha no meu!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Também morro de medo dessas bichinhas nojentas. Acredita que um dia uma subiu no meu pé?
    Aí vai uma dica: qdo aparecem aí no seu apartamento, peça ajuda ao porteiro. Comigo sempre funciona.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. KKKKK rachei de rir com este texto !! Muito engraçado Ana, e é tudo verdade !!! Concordo com tudo !! Aliás tbm tem a questão da carência que quando a gente mora sozinha piora DEZ VEZES MAIS !!! Assumo sem ter vergonha pq é a mais pura verdade =/ Pois é como diz o livro: Só: Dores e delicias de morar sozinha =) Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visitas, meninas. voltem sempre que quiserem.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails