quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Status


"Status é ... Comprar o que você não quer, com um dinheiro que você não tem, para mostrar para quem você não gosta, aquilo que você não é!"

Uma amiga minha, num dia desses soltou essa frase. Achei muito boa. Contei a ela que estava escrevendo um blog e que queria comentar sobre a frase, e ela, muito prestativa, me enviou por e-mail. O que seria do mundo sem a cumplicidade feminina?

Já que ela foi muito gente boa em me mandar a frase, vou aproveitar para elogiá-la. Ela tem a minha idade, mais ou menos, e trabalha na diretoria da empresa. Conhece vários países e fala várias línguas. É super animada e tem um ótimo papo. Toda vez que almoço com ela, volto mais feliz para o trabalho. Pena que eu não sou do dono da empresa. Se o fosse, ela seria promovida, com certeza.

No dia em que ela soltou a frase, estávamos falando sobre roupas, sapatos, acessórios, viagens. Todas essas coisinhas que as mulheres adoram na vida e que dariam a vida por elas. Comecei a pensar se eu era fútil e se comprava o que comprava para auto-bajulação ou se era para ostentar aos outros.

Não consegui chegar a uma conclusão rápida. É certo que eu compro o que compro para me sentir bem, isso é ponto pacífico. Mas fiquei pensando se toda vez que meu namorado me chama para sair, eu me “emperequeto toda” para mim, para ele ou para os outros? Afinal, “toda mulher quer ser amada, toda mulher quer ser feliz” já dizia Rita Lee.

Não sei, acho que podemos medir por escalas: primeiro eu tenho que olhar no espelho e gostar do que vejo, em segundo lugar vem a opinião do namorado. Consigo provar minha teoria: ele está em segundo lugar porque já vesti algo que não o agradava e continuei vestida da mesma forma, apesar do bico que agüentei por isso. Em terceiro lugar vem “os outros”. Por “outros”, entende-se todas as pessoas conhecidas e desconhecidas que eu posso encontrar pelo caminho.

Isso, acho que é assim. Mas e quanto ao status? Mulher se preocupa com o status? Claro que sim! O status é importante para a mulher, que é bem diferente do status na concepção masculina.

O status masculino consiste em ter o carro mais caro, mais possante e mais bonito. Ele precisa demonstrar que é sim um macho provedor e que pode dar além de prazer, muito dinheiro à sua parceira.

Confesso que essa teoria cai por água baixo comigo. Eu já namorei até um cara que não tinha carro e fiquei com ele por dois anos (nossa, isso é que é talento para ser pobre, né não?).

Outro dia, meu atual namorado me cutucou e disse “olha aquele carro”. Eu olhei e falei, “nossa realmente é muito brega”. Ele olhou para mim bravo e disse, é uma lamborghini super hiper máster blaster, não é brega! (segundo ele, ela é super cara e todo menino quer ter uma). Eu achei o carro brega, principalmente porque era amarelo. No final, ele ficou feliz, porque percebeu que não trocaria ele pelo dono da tal lamborghini.

Logo, senhores homens ricos, nem todas as mulheres pagam pau para os seus carrões e senhores homens pobres, fiquem felizes, ainda existem mulheres dispostas a namorarem os senhores!

Homem também gosta de eletrônico. Acho a coisa mais chata ter que entrar naquelas lojas de eletrônico com um monte de bugiganga que você não sabe mexer e vai ter que ler o manual de instruções de “cabo a rabo” para entender como é que se faz.

Uma vez, meu namorado se apaixonou por uma máquina de fazer café. Acho que chama “Nespresso” ou algo do tipo. Toda vez que íamos ao shopping ele queria passar e dar uma olhadinha na máquina. Fazer o quê? Ano passado a paixão foi por uma daquelas geladeiras de pôr vinho. Não vejo diferença dela para a minha geladeira ....

Eles também gostam de relógio. Quanto mais caro, mais testosterona eles exalam. Adoram passar a mão no cabelo (a do relógio, claro), colocar a mão no queixo e se utilizarem de todas as estratégias para exibirem sua mais nova aquisição. Adoram quando um amigo diz: “nossa, você comprou esse relógio? Tá bem hein?”. Essa também é uma demonstração de status masculina.

A demonstração de status feminina, com certeza está em suas roupas e acessórios. Você quer saber se a mulher que está perto de você tem status? Olhe a bolsa que ela está usando. Se for grande e bonita, ela pagou caro, com certeza. Se for grande e bonita e tiver um símbolo “LV” ou “VH” ou “DG” (Louis Vitton, Victor Hugo Dolce e Gabbana), ela pagou uma fortuna. As mulheres sabem disso. Algumas delas compram bolsas “fake” só para se sentirem poderosas. Eu não faço isso, mas também tenho meus surtos de status.

Preciso confessar uma coisa. Toda vez que compro um sapato novo ou uma roupa nova, não sossego até estrear a peça. No começo meu namorado estranhava e dizia: “ué, já vai usar a roupa, não vai guardar para uma ocasião especial”. Eu respondia muito séria: “Eu não, vai que eu morro amanhã e o negócio fica aí na gaveta, sem uso”. Hoje em dia ele já acostumou. Quando me vê com a minha roupinha nova, sorrindo, toda feliz e saltitante, ele não fala mais nada, só dá uma risadinha cúmplice para mim.

Acho que ostentar é saudável, desde que não seja algo que te prejudique. Não dá, por exemplo, para se endividar por 3 anos para comprar algo muito caro, só para sair mostrando aos outros. Isso é bobeira. Principalmente porque quem vai pagar é você, e quem vai deixar de fazer aquela viagem bacana é você e quem vai deixar de sair para jantar é você também.

Eu acho que a frase acima é realidade sim, para muitos, mas não para mim. Como já disse aqui eu sou pobre e não adianta querer mudar minha posição fazendo crediário ou parcelando em 12X no cartão. Sou pobre sim, mas uma pobre com sapato de oncinha ; )

Um comentário:

  1. Outro dia, eu estava filosofando c o marido. Cheguei a conclusao de q o sapato feminino, muitas vezes, funciona como status social.Quem nunca babou, mesmo que em silencio, pelo sapato alheio? rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails