quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A vizinha doida



Eu moro em prédio, creio já ter dito isso aqui. Como todos sabem, morar em prédio requer uma boa dose de paciência. Principalmente quando a pessoa que mora em cima de você, digo, que mora no andar acima do seu não tem a menor noção das coisas. Ela anda de salto pela casa, bate as portas ao invés de fechá-las e não se preocupa muito com horário. Ela deve achar que passar aspirador de pó e limpar a casa às 2 da manhã é a coisa mais normal do mundo.

Eu geralmente tento não me estressar porque também não durmo cedo, mas ninguém merece ter que ouvir os móveis sendo arrastados praticamente toda semana, nesses horários alternativos.

Um dia, porém, não agüentei a falta de noção da mocinha e interfonei para ela. Quem atendeu foi um homem. Expliquei que teria uma reunião importante no dia seguinte, que precisava dormir e que não estava conseguindo tendo em vista o barulho que infelizmente estava sendo feito por eles. Pedi educadamente para que ela não arrastasse mais seus móveis, porque eu ouvia todo o barulho. Fui tão educada que até me impressionei com minha capacidade de falar, sem demonstrar toda minha raiva.

Desliguei o interfone com a sensação de missão cumprida. Fiquei aliviada achando que finalmente conseguiria dormir. Qual nada! Assim que o moço comunicou à doida da minha reclamação, tudo se tornou pior. Eu ouvia gritos no apartamento de cima e portas batendo. A moça endoidou mesmo gente. Ela começou a pular e berrar para fazer bastante barulho. Eu achava que essas coisas só aconteciam em filme.

Fiquei deitada olhando para o meu teto, tentando entender toda a irracionalidade de uma pessoa que se sente incomodada por não poder incomodar os outros. Parecia uma cena surreal, mais surreal até do que o filme “Quero ser John Malkovich”.

Comecei a ficar com medo, quando a ouvi gritar “quem ela pensa que é, eu vou lá, eu vou lá”. Óbvio que se ela descesse eu não abriria a porta. Doida do jeito que parecia ser seria capaz de me matar e alegar insanidade. Pior, convenceria facilmente o juiz de que era realmente doida. A defesa seria fácil. Fiquei pensando se chamava a polícia ou se pegava uma panela bem pesada para usá-la como legítima defesa em caso de algum ataque.

A cena toda durou uns 15 minutos. Ouvi o interfone da casa dela tocando. Devia ser o porteiro dizendo que os outros vizinhos reclamavam do barulho. Dois minutos depois o homem começou a berrar com ela e dizer que era para ela parar com aquilo, porque não mudaria de novo para outro lugar (pelo jeito ela é reincidente, pensei comigo). Eles berraram um com o outro por uns 2 minutos e finalmente o barulho parou.

Depois desse episódio, passei a utilizar a tática do porteiro. Quando ela passa do limite razoável, ligo para ele e peço para que interfone para a doida parar de fazer barulho. Às vezes funciona, às vezes não.

Mas o melhor está por vir. Estão construindo um prédio em frente ao meu e, como atualmente caminhões não podem circular pelo centro de São Paulo, todo o material da obra é entregue à noite. Assim, com certa freqüência, passamos a ouvir ferros e madeiras serem despejados no terreno em frente por um bom tempo, sempre após às 10 da noite e tirando a paciência de qualquer um.

Certo dia, então, a vizinha doida que faz faxina de madrugada abriu a janela com muita força (deu para ouvir aqui de baixo) e gritou para os entregadores pararem de fazer barulho, que ela queria dormir (de forma muito mal educada). Comecei a rir sozinha. Nossa, então ela também dormia? Não era só eu que fazia isso!
O melhor foi que os entregadores mandaram ela catar coquinho. Disseram que também queriam dormir, mas tinham que trabalhar à noite. Xingaram ela e começaram a rir da cara dela.

Me senti vingada. Quase abri a janela e agradeci aos moços, pela ótima resposta dada. Tudo bem que depois disso, sobrou pra mim. Além do barulho dos entregadores, tive que aturar ela andando pela casa, enfurecida, batendo os pés e as portas.

Eu nunca a vi, não a conheço. Não sei se é alta ou baixa, se é bonita ou feia, se é gorda ou magra. Confesso que já perdi alguns minutos da minha vida, imaginando o que faz com que ela seja assim. Talvez o namorado não a trate bem. Talvez não tenha trabalhe com o que gostaria, ou talvez seja só mal educada mesmo.

Espero um dia conseguir comprar uma casa. Vizinha doida assim, nunca mais.

3 comentários:

  1. Adorei seu texto, pena que esteja passando por isso... Eu tenho o mesmo problema, estou enlouquecendo, tanto que estou pesquisando o assunto na internet e encontrei seu blog. Temos que nos juntar e formar algum grupo para lutar pelos nossos direitos, afinal, temos direito ao sossego e ao descanso! Ou então descobrir uma forma de vingança até fazer a pessoa nos respeitar ou se mudar. Sei lá. Boa sorte...
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Essas pessoas são "sociopatas de condomínios" Ana! Escreve sobre isso (aproveitando o ensejo do brilhante post sobre "sociopatas corporativos")! Sou advogada do Sindicato dos Condomínios de BH, vejo isso todo santo dia. Na maioria das consultas, só dá vontade de falar: Sr.Fulano, tenho um conselho legal pra você - ajuizar ação? notificação em cartório? multa da convenção? -, simplesmente desista e se mude!

    ResponderExcluir
  3. NOSSA TO CHOCADA O TEXTO ACIMA É EXATAMENTE O KE EU VIVO A MAIS DE UMA ANO,DEMOREI QUASE UMA VIDA PRA COMPRAR UM CANTINHO PRA CHAMAR DE MEU E OLHA SÓ TUDO PARECIA PERFEITO DURANTE 5 ANOS EU VIVIA UM SONHO ATÉ KE NAO MAIS KE DERREPENTE ALGUEM TEVE A MESMA IDEIA ..COMPRAR UM CANTINHO PRA CHAMAR DE SEU, E A MINHA VIDA SE TORNOU UM VERDADEIRO PESADELO...MEU VIZINHO É UM PISCOPA .ELE E A MULHER SE LEVANTAM MUITO CEDO ARRASTAM MOVEIS E CORREM NO APTO, E MORAM EM CIMA DO MEU APTO..COMO NAO DORMIA MAIS, FIZ UMA RECLAMAÇAO NA IMOBILIARIA ELE FEZ A MESMA CENA DA DITA CUJA AI EM CIMA,BERRAVA KERIA SABER O N DO MEU APTO AMEAÇOU DESCER E IR BATER NA MINHA PORTA ISSO AS 7 DA MANHA ACORDEI COM OS GRITOS DELE COM O SINDICO,PENSEI MEU DEUS ELE VAI VIR AKI ME BATER,DESSE DIA EM DIANTE COMEÇARAM A TRIPLICAR O BARULHO DE PROPOSITO E COMECARAM ME HOSTILIZAR,TENHO MEDO DELE,PARA PIORAR MINHA VIDA MESES DEPOIS POR FALTA DE OPÇAO ELE FOI ELEITO SINDICO DO PREDIO....SOCORROOOOOO...SALVEM-ME!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails