segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Super Bowl - a visão feminina do futebol americano



Não vou negar. A primeira vez que prestei atenção a todos aqueles homens no campo foi meramente pelas suas calças claras e agarradinhas. “Como são interessantes esses jogadores” disse ao meu namorado que assistia ao jogo com uma cerveja na mão. Ele me olhou de soslaio e me disse em tom irônico: “Se você prestasse atenção ao jogo e não na bunda dos jogadores gostaria ainda mais desse jogo ianque”. Resolvi conferir. Não tinha nada melhor para fazer mesmo.

E olha amiga, preciso dizer. Fiquei viciada. Não só naqueles homens fortes, altos e de calças agarradas, mas também no jogo.

Para quem não tem noção do que venha a ser o futebol americano: é a coisa mais excitante que já vi. Nada comparado ao chatíssimo jogo de futebol a que estamos acostumadas, o futebol americano é uma disputa homem a homem por território. Quer coisa mais sexy do que isso? É testosterona o tempo todo, vale muito a pena conferir.

Ele mistura força bruta com inteligência e ainda beleza (que o diga nossa amiga Gisele, a Bündchen!). Basicamente, para simplificar a regra do jogo, vence o time que conseguir atravessar o gramado e invadir com a bola em mãos, o território do time rival.

Para isso são aplicadas técnicas de guerra (aquelas paredes humanas formadas pelos armadores – que são os bruta-montes) táticas de guerra (onde os “quarterbacks” organizam as jogadas e determinam os avanços dos seus jogadores) e ainda as técnicas dos agarradores (calma mulherada não é isso que vocês estão pensando – eles são os “wide receiver” e treinam para pegar as bolas que lhe são jogadas pelos demais jogadores).

A diferença do futebol nacional para o futebol americano é a dinâmica do jogo. Ele dificilmente fica monótono. Ainda mais se quem estiver narrando for o Paulo Antunes (aliás Paulo, um beijo e “CHEGA!” – senão meu namorado me mata). Ele consegue te fazer levantar da poltrona e vibrar com as jogadas.

Esse é meu segundo super bowl, o primeiro foi o ano passado. Eu sempre torço contra o favorito para dar mais emoção. Ano passado deu certo (minha amiga Gisele que me desculpe, mas foi sensacional ver o Tom Brady com cara de pastel ao perder o campeonato). Esse ano a zebra não pegou, ou melhor o Pittsburgh Steelers ganhou o campeonato.

Estou gostando tanto dessa história de futebol americano que quero assistir um jogo ao vivo, no estádio. Eu vou assistir ao jogo, mas também vou olhar os jogadores e meu namorado vai olhar as cheerleaders (que também são um espetáculo).

No último jogo, o super bowl, é tão famoso lá na terra dos comedores de Big Mac, que sempre tem um show de algum rockstar no intervalo. Esse ano foi o Bruce Springsteen. Espero que no ano que eu for assistir, tenha show do Chris Cornell. Daí sim, tudo ficaria perfeito!

2 comentários:

  1. Fantástico! Vc captou direitinho a essência do jogo!
    Taam

    ResponderExcluir
  2. assista a um jogo de rugby... Futebol americano é pra menininhas (e exige muito mais estratégia, basta dizer que a bola não pode ser arremessada pra frente).

    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails