segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Valha-me Deus!



Quanto mais o tempo passa, mais eu estou ficando cricri(tica). Sim, eu admito. Como tento ver a vida por uma perspectiva positiva (pelo menos, eu tento, mas nem sempre consigo), creio que isso ajuda a escolhermos melhor as coisas e as pessoas que estão ao nosso redor.

Vamos ao tema. Acho super válido serem reservadas vagas de estacionamento aos idosos em shoppings, lojas, restaurantes e bancos. Eles realmente merecem, pois trabalharam duro e honestamente a vida toda (salvo grande parte dos políticos e alguns juízes desse país), e realmente devem receber todo nosso respeito e admiração. Inclusive mais comodidade e atenção.

Mas veja só como é a vida, ao tentar demonstrar o respeito a essas pessoas já curtidas pelo tempo, que demonstram em seus rostos cada marca que ele talhou, tratam esses senhores e essas senhoras com mais desrespeito do que se nada tivessem feito sobre o assunto.

Explico. Prestem atenção ao detalhe da foto acima. Perceberam como está representado o idoso? Com uma bengala na mão e curvado, como se estivesse com bico de papagaio ou qualquer outro problema nas costas. Com jeito de doente e acabado, uma visão totalmente preconceituosa.

Idoso não é inválido, valha-me Deus! Onde está o departamento de atendimento ao cliente, relações públicas, assessor de imprensa, ou seja lá qual for o nome do setor que cuida desses detalhes (que considero eu, pelo menos) importantes?

Será que é realmente necessário identificá-los dessa forma? O que será que os fabricantes de tais placas ou mesmo as empresas que elas encomendam têm contra a própria palavra “idoso”? Não seria mais fácil escrever no placa “idoso” ao invés de fazerem esse ser como figura de velho e acabado?

Eu ainda não sou idosa, mas se fosse, coitado do responsável por tamanha insensibilidade, não pouparia seus ouvidos assim como não pouparam (em tese), a minha dignidade. Isso é assédio moral pessoal! Dá direito à indenização por danos morais, poxa vida!

Essa placa além de um atentado ao discurso politicamente correto é uma baita falta de bom gosto. Pensei em mandar um e-mail para o local de onde tirei essa foto. Não sei se preencho a opção de reclamação, crítica ou sugestão. Em qual deles será que melhor se enquadra essa questão?

Pior do que não responderem, seria receber uma resposta do gerente assim: “olha aqui minhas rugas de preocupação”. É ou não é?

4 comentários:

  1. Aproveitando a brecha da comunidade (Literatura-Orkut), vim dar uma olhadinha no seu blog...O que posso falar dele?! Bem, acho que você tem uma simplicidade ao escrever que falta em muita gente, e é disso que o mundo precisa. Está de parabéns! Amei o "Valha-me Deus" e a "Carta ao Saramago"- sou fã dele- continue assim, vou visita-lá sempre. Daqui a mais um tempo colocarei algumas coisas de minha autoria no meu blog, não deixe de visitar.
    Um grande abraço! Até!

    ResponderExcluir
  2. Ana, cheguei aqui pelo seu comentário no Blog do Antonio Prata. Estou lendo os posts e gostando bastante.

    Achei graça nesse seu post.

    Mas que simbolo voce acha que deva representar os idosos? Acho que se só escrevessem "Vagas para Idosos", eles não iriam enxergar!

    O velhinho de bengala e bico de papagaio é até simpático e um dia todos chegaremos lá!

    Abraços do Pancho!

    ResponderExcluir
  3. Olá Taianar, obrigada pelos elogios. Vi seu blog, muito legal! Vou adicioná-lo aos meus.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  4. Olá Pancho, tudo bem?
    Acho que seria legal se colocassem uma pessoinha com o cabelo branquinho. Das duas uma: ou é idoso ou é albino. Como não tem muito albino nesse mundo, acho que o problema estaria resolvido, rs.
    PS: Adorei o texto dos "cinco contra um". Uma vez fiz xixi na perua do "tio" que me buscava huahuahuahua
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails