domingo, 1 de março de 2009

011



“É sempre lindo andar na cidade de São Paulo
O clima engana, a vida é grana em São Paulo”

Here I am. Nessa cidade poluída, mas aconchegante, diretamente do cafofo para todo o Brasil. Sim, porque essa história de internet é mais poderosa do que eu imaginava. Tem gente de tudo que é canto entrando nesse humilde blog. Já virou até international, tem gente de Portugal lendo, ora pois!

A residência e domicílio do cafofo, no entanto, estão aqui, em Sampa city. Essa sim é a cidade que nunca dorme. Você tem qualquer tipo de comida a distância de um telefone. Meu armário da cozinha é a prova viva: comida japonesa, chinesa, italiana, árabe, pastel, empada e tudo mais que você possa imaginar, você consegue falando apenas “alô eu gostaria de fazer um pedido”. E os restaurantes então? Os melhores do mundo, com a maior e melhor variedade.

Ah, você gosta de teatro, bem, vamos lá. Tem de todos os gêneros e para todos os bolsos. Cinema Europeu? Vá ao Reserva Cultural! Quer ver um filminho e depois dar uma voltinha e comer uma besteira, escolha qual dos shoppings você quer ir.

Nessa cidade, você pode tudo! Quem mora aqui não quer sair. Quem vem conhecer, não quer voltar. Ela é linda, imponente, viva, dinâmica e cinza. Cinza sim, mas tem também vermelho do Masp, o verde dos parques e o amarelo do Sol. O céu anda meio cinza, mas no verão ele consegue dar uma escapadinha da poluição e fica azulzinho, bonitão.

Não tem coisa melhor do que andar pela Avenida Paulista ou pela Faria Lima na hora do almoço de um dia útil. Você sente a cidade pulsando. As pessoas indo almoçar, algumas com pressa, outras com sorriso no rosto, comentando algo divertido ou irreverente.

E as mulheres paulistanas, então? Sou suspeita para falar, pois eu sou uma delas, mas olha, elas dão um show. Usam as saias no tamanho certo. Sabem se maquiar, são bem sucedidas, independentes, bem resolvidas. Trabalham muito, é verdade. Mas fazem isso, geralmente, por opção.



A noite nessa cidade é algo esplendoroso. As melhores boates, os melhores inferninhos estão aqui. A rua Augusta voltou a ser ponto de encontro dos jovens que agora convivem com as casas de mulheres cuja profissão é talvez a mais antiga do mundo. Tudo numa boa, sem o menor constrangimento.



Tem também muitos museus, várias exposições, uma coisa de doido. Quem gosta de arte se esbalda. Ano passado, por exemplo, vi uma exposição da Yoko Ono, da Tarsila do Amaral e do Lasar Segal a preços módicos (não custaram nem R$ 2, 00 cada uma). Vi também o Saramago de perto e de graça! É só saber procurar, não tem chabu.

A cidade tem seus problemas, é verdade, anda meio descuidada, um pouco abandonada, com muita violência, muita pobreza e muita poluição.

Mas também tem uma mistura de dar inveja. Aqui você encontra todas as nacionalidades possíveis e imagináveis e todas convivendo numa ótima: portugueses, italianos, alemães, africanos, chineses, coreanos, americanos, franceses, enfim, gente do mundo inteiro já aportou por aqui.

Ela é sim, uma cidade realmente maravilhosa de se morar. Eu não troco essa cidade por nada.

2 comentários:

  1. Conheço São Paulo..acho uma boa cidade, mas ainda prefiro o calor infernal do RJ e o calor + brisa + água de côco de Salvador. rssrsr

    Em termos de cultura, indiscutível...São Paulo é realmente o berço de tudo, e nisso eu invejo sim. srrsr


    Bjossssssssssss!!!

    ResponderExcluir
  2. "O velho gasta solidão
    Em meio aos pombos na Praça da Sé
    O pôr do Sol invade o chão do apartamento"

    Um dia visito SamPa.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails