terça-feira, 3 de março de 2009

Balzaquianas


A mulher de 30 anos é mais madura que a de 20, e isso faz uma grande diferença na vida da gente. Não acredita, veja lá:

Começaremos pelo figurino. Nessa idade, ela já firmou muito bem seu estilo e seu gosto pelas vestimentas. Ela já sabe só de olhar para uma peça se aquilo serve ou não para ela colocar em seu guarda-roupa. É nessa idade que tudo ainda fica muito bom e que ela pode usar de um tudo, a diferença, agora, é que ela já sabe contextualizar. Não vai conhecer a sogra de mini-saia. E não vai a uma entrevista de emprego de calça jeans.

As balzacas já sabem escolher um bom vinho, ou melhor, já sabem qual é seu vinho preferido. Na verdade, ela já entende um pouco das uvas dos vinhos, não é nenhuma enóloga, mas compreende a diferença entre o Cabernet Sauvignon, o Merlot, o Carmenere.

Ela já aprendeu a beber. Não que ela não fique bêbada. Ela ainda toma seus pileques (e vai tomar pelo resto da vida), mas não faz mais isso na frente de muita gente, como antes. Ela não fica rindo à toa e pagando mico com as amigas na frente dos homens na balada. A mulher de trinta vai a um barzinho descolado beber com as amigas e falar da vida, mas dificilmente você vai vê-la vomitando pelos postes, como outrora.

Ela aprendeu a se respeitar. Gosta do próprio corpo e já aprendeu que não vai ser magrela, estilo top model só porque está na moda. Ela já não faz, aliás, aquelas dietas da lua, de só comer carboidratos, de só comer proteínas para depois ficar se sentido fraca, com os cabelos caindo ou com as unhas quebradiças. Ela modera a alimentação e vai para a academia malhar quando se acaba no chocolate.

Pois é, ela já tem profissão definida e quando não tem, já sabe o que quer fazer e qual o caminho para chegar lá. Ela trabalha muito. Arrisco dizer que essa é a fase da vida que ela mais vai se dedicar à sua vida profissional. Nesse período, ela vai fazer pós-graduação, mestrado, dar um “up” no inglês e talvez aprender francês, italiano ou alemão.

É nessa fase também que ela vai mais sair com as amigas. Só que o foco agora não é só de ir a baladas. Ela também vai a restaurantes, cinemas e teatros com as amigas. Aliás, culturalmente a mulher de trinta já está muito mais evoluída. Já reconhece de longe um quadro do Van Gogh, quiçá, já viu um de perto. Ela se interessa mais por filosofia, psicologia e sabe que livro de auto-ajuda, não ajuda nada.

Ela ainda vê novela, mas não todas. Algumas não admitem que assistem. Mas que elas assistem, ah isso assistem e ainda torcem para a fulana acabar com o cicrano porque gosta de happy end. Ela adora comédia romântica e seu programa predileto é ver esses filmes num sábado preguiçoso.

Ela ainda é romântica, mas já deixou de ser boba. A grande maioria, pelo menos, sim. Ela já caiu em muita conversa mole no passado. Já se machucou pacas e não é qualquer rapaz que consegue, com aquele arzinho de bom moço, convencê-la em ir para a cama.

Por falar em cama. Ela já tem uma certa “quilometragem”. Ainda tem muita estrada pela frente, mas já tem experiência o suficiente para saber do que gosta e do que não gosta entre quatro paredes. Ela não tem mais vergonha de falar sobre sexo. Algumas até escrevem sobre isso em blogs e entram em fóruns de discussão sobre o assunto pela Internet.

Mas saiba que nem tudo são flores. As mulheres trintonas também sofrem, e muito! Carregam o peso de todo o discurso feminista que suas mães defenderam nos anos sessenta e setenta e agora rastejam com a carga em seus ombros. Elas já têm a tripla jornada antes mesmo de se casarem: trabalham o dia todo, se preocupam com o que vão comer à noite, são namoradas ou esposas dedicadas e já aprenderam que a depilação e a manicure devem estar sempre em dia.

A trintona, apesar de já ser mais madura, ainda não tem o equilíbrio pleno. Vive estressada e as neuras que outrora eram “será que ele me ama?” hoje em dia são “será que eu quero ter filhos?”, “quantos?”, “com quem?”. Algumas ficam em dúvida se preferem ser executivas bem-sucedidas ou mães de família de propaganda de margarina.

Existem até as que gostariam de ser donas-de-casa como antigamente. Assar bolos, cuidar pessoalmente da camisa do marido. Levar as crianças à escola, buscar, dar almoço, levar ao inglês, à natação, fazer o jantar. Preciso confessar que se às vezes sinto vontade de ser assim, especialmente quando vejo minha caixa de e-mails transbordando, o telefone tocando loucamente e dois prazos para entregar ainda de manhã. Mas quando as coisas se acalmam, a vontade passa, afinal, não sei como faz para engomar camisas. Nem sei se ainda fazem isso.

Algumas ainda não encontraram “o cara” e com o passar dos anos, do aumento natural no critério seletivo ou talvez pelo simples fato de não terem mais o pique dos vinte e poucos, acham mesmo que não vão encontrá-lo. Pura bobagem. Pessimismo natural dos 30 anos.

As de trinta são mais cínicas, mais decididas e talvez um pouco mais ousadas. Não têm medo de cara feia e se precisar ela grita, sapateia, arma um escândalo, mas não deixa de fazer o que quer só para agradar ao chefe, ao namorado, aos pais. Ela aprendeu que não vale a pena se anular só para fazer papel de boa moça, pelo simples fato de não ser mais moça. Agora ela já é mulher.

Sua relação com os seus pais também mudou bastante. Ela já consegue identificar muito claramente todos os defeitos deles. Já é madura o suficiente para dar conselhos à sua mãe e já conversa sobre a queda da bolsa com seu pai. Ela já aprendeu a não discutir sobre política, principalmente com sua família. Desistiu de fazê-los mudar de opinião. Aliás, aprendeu que a beleza está na diversidade, que cada ser é único, com suas qualidades, defeitos e opiniões.

Assim são as mulheres de trinta, especiais, divertidas, complexas, esperando que “o cara” apareça. De preferência com um “Concha y Toro - Casillero del Diablo” Cabernet Sauvignon – Safra Histórica 2007.

2 comentários:

  1. Acho que fui uma mulher de trinta aos 15. rsrr

    Aos 15 eu entrei na facul, casei aos 17, fui mãe aos 19 e desde então, tenho tds essas qualidades da mulher de 30.

    Faço 30 em breve, será que que qdo fizer, serei uma mulher de 40?? Oh, céus!! kkkkkkkkkkkkkk


    Bjossssssssssssssssss!!!

    ResponderExcluir
  2. Tem selinho pra você lá no meu blog. Passa lá!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails