quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mais do mesmo




Você já deve ter lido isso diversas vezes em sua vida. No intervalo de tempo entre o acionamento do botão e a chegada do elevador, estão lá, estampados os dizeres dele. Dele mesmo, “o mesmo”.

Sim, quem nunca leu, no hall do mesmo, a seguinte frase: “antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado nesse andar”.

Dá até gastura de ler, mas o aviso está sempre lá, na sua frente, a espera de ser lido, quase implorando por atenção. E você até desvia os olhos, olha para cima, para o lado, mas ele não dá trégua, fica lá impávido, te desafiando.

Além de tudo é orgulhoso, faz questão de deixar claro que por detrás dele, há uma Lei que o suporta. Sim, meus caros, não é um simples decreto, uma portaria, instrução normativa, ou mera orientação. Está na Lei e, portanto, deve ser obedecido.

Ah, o princípio da legalidade! Funciona mais ou menos como a intenção, ela sempre parece boa enquanto projeto, mas depois que adquire forma (e número), se torna algo muitas vezes deprimente. Gasta-se com Leis mais dinheiro e mais tempo do que se deveria.

Mas voltemos ao aviso. Provável que a Lei não determine os dizeres exatos do aviso, mas alguém escreveu o texto, imprimiu e saiu por aí vendendo a ideia de que essas placas seriam a salvação de vidas (para os usuários do “mesmo”) e para os edifícios que se livrariam das multas, caso não as aplicassem.

Vejam só como são as coisas. Outro dia, ao acionar o botão e ao aguardar o “mesmo”, verifiquei uma placa com o mesmo significado, mas escrita de forma um pouco mais inteligente. Sem o uso do “mesmo”, mesmo, de verdade! Sim, isso aconteceu, acredite! Fiquei tão emocionada ao perceber que existe vida inteligente para os redatores de placas de elevadores que até tirei uma foto. Segue abaixo.



Nossa, é bom se livrar do mesmo. E viva a boa redação. E cuidado: se abrir a porta e o elevador não estiver lá, cuidado, não entrem. O mesmo pode te pegar.

7 comentários:

  1. Hahahhah
    mtoo bom o seu post
    E que bom que vc achou UMA placa que prestasse, eu sempre me irritei com o mesmo..
    hahaha
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhhhhhh pior que essa lei é muito tosca mesmo!!
    E deus salve os redatores de placas com uma gota de bom senso.
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  3. Hahaha!!!
    Deveria haver uma nova lei que proibissem o uso de placas mal redigidas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adoro essas divagações.. adoro mesmo..... parabens pelo post... concordo plenamente.....uhauha

    ResponderExcluir
  5. É mesmo?
    hehehehe

    Obrigado por passar no meu blog!
    Adorei o modo como a senhorita escreve.

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!
    E não é que sempre bate um medo MESMO de ser sugada pelo elevador até as profundezas do seu fim!?!...rs
    Bom domingo pra você!

    ResponderExcluir
  7. Curiosidade: O "mesmo" não é onipresente; ele não existe em Belo Horizonte. Sim, em todos os elevadores da capital mineira que já andei (não foram poucos, pois trabalho com condomínios) nunca vi esse aviso na porta. Aqui o aviso não é lei (não temos lei estadual obrigando o uso do aviso do "mesmo"). Por não ter conhecido o "mesmo", estranhei muito quando me mudei pra Brasília e finalmente o conheci. Na primeira vez que li o aviso fiz uma careta pela falta de técnica da pessoa que elaborou a frase, e só depois fui perceber que era uma frase padrão, estava em todo lugar! Aí que fui entender uma comunidade do orkut que se chama "Eu tenho medo do mesmo". Mas nunca entendi por quê usar o "mesmo" no aviso, vai entender...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails