segunda-feira, 27 de abril de 2009

O diabo usa Mastercard


“Existem saques através do Cartão Saque em seu nome e que ainda não tiveram suas contas prestadas até a presente data. Solicitamos a prestação de contas em até 05 (cinco) dias, e o não cumprimento desta, implicará na cobrança com cópia para sua Gerencia e Auditoria Interna. “

Foi assim que começou a minha segunda-feira. Sem um “bom dia”, sem um“tudo bem?”, sem um “foi bom o final de semana?”. Nada disso. Em lugar das perguntas, apenas uma constatação (correta), um pedido formal, seguido de uma ameaça (quase) satânica. A empresa em que trabalho fornece um cartão de débito onde é possível sacar dinheiro para pagar pequenas despesas corriqueiras.

Ui, que medo! Lembrou-me a fase da vida onde éramos ameaçados com castigos se fizéssemos ou não fizéssemos algo. Se você fizer arte, vai apanhar, se não escovar os dentes, vai ficar com cárie, se não estudar, não vai passar de ano. Tudo muito impositivo, sem uma conversa franca, sem uma explicação plausível. Apenas a ditadura do medo (im)positivo.

Tenho que confessar que tais coisas me aborrecem. Será que algo aconteceu para não ter prestado a conta de um dinheiro que usei, mas que não foi para gozo próprio? Sim, é verdade, o bom senso e a consciência sempre me frearam em utilizar o dinheiro alheio para benefício próprio, principalmente o dinheiro corporativo. Definitivamente não tenho aptidão para a política brasileira...

Não pediram explicações, mas talvez deveriam. Seria muito fácil explicar a razão da não-prestação-de-contas. Oras, bolas, macacos me mordam! Como fazer para pagar uma guia em Campinas, receber o comprovante, via correio ou malote, preparar o formulário e enviá-lo eletronicamente em questão de (poucos) dias?

Concordo que o mundo moderno agilizou o contato e demonizou nosso fluxo de trabalho. Tenho inveja de quem trabalhou somente com a máquina de datilografia e com o telex.
Explico. Deveria ser muito mais fácil a vida de quem não via saltando trabalho pela tela do computador, pelo telefone fixo e celular, tendo que ter respostas inteligentes, sacadas dinâmicas e planejamentos inteiros na cabeça para vomitar tudo em cima de espectador (ocioso e,) ansioso.

Mas a agilidade moderna não superou todos os obstáculos, ainda temos dificuldades em conseguir resolver todos os “pepinos” que surgem em nossa existência, em pensarmos se somos ou não felizes fazendo o que fazemos numa segunda de manhã, ou principalmente em fazer a prestação de contas de um dinheiro sacado para ser aplicado no próprio trabalho, no prazo pré-estabelecido, segundo conceitos não muito práticos.

É uma pena não servirem drinks no horário de expediente ...

8 comentários:

  1. Bom, quando eu tiver uma empresa, servirei drinks para os funcionários. Tá bom, mentira, não vou não.

    Mas eu adoraria tomar umas enquanto resolvo problemas do trabalho!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Sua terça será bem melhor, relaxe!
    Um bom dia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que a terça seja abençoada...assim como td a semana, mês, ano...

    BJosssssssssssss!!!

    ResponderExcluir
  4. Aii, que raiva né?
    Obrigada pelos votos à Anna Beatriz viu?
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Ahh, odeio esses comunicados também, mas drink no trabalho não seria otimo, se bem que me atrapalharia um bocado...rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Boa sorte e relaxe isso acontece nas melhores famílias.

    ResponderExcluir
  7. Boa sorte em tudo querida! Como foi a semana? É MUITA INFORMAÇÃO!!!

    bjocasssss!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!!
    O diabo usa mesmo mastercard!...rs!
    Diga, tu és advogada de uma empresa?
    Caraca... estou quase te chamando para ser minha sócia na livraria dos teus sonhos... essa semana também foi difícil pra mim.
    Bom sábado!
    Semana que vem será melhor!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails