segunda-feira, 13 de julho de 2009

Jane Austen – Becoming Jane + Virginia Woolf – As horas



Depois de ler Persuasão e descobrir que havia um filme que retratava a vida de Jane Austen, resolve assisti-lo. O que posso dizer sobre ele? Foi muito bacana descobrir a forma como Jane Austen resolveu se tornar escritora e saber que isso, em sua época foi algo inovador. Mas me fez pensar (e reafirmar o que todos sabem) que se temos poucas mulheres com destaque em qualquer tipo de arte não é por falta de talento, mas somente por falta de oportunidade. Jane Austen não tinha muito luxo, mas conseguiu viver e escrever suas obras devido a ajuda de sua família. Ela tinha condições financeiras para isso. Assim como a Virgínia Woolf. Imagine quantas mulheres perderam tal oportunidade por não terem essa chance...
Outra coisa que me chamou atenção no filme é que, apesar de nunca ter se casado, (no filme, ela não conseguiu se casar por amor – seu “escolhido” não tinha era estudante de direito que vivia às custas de um tio que era decidiria quem seria sua esposa - e ele não achou uma escritora que tinha ideias próprias e sabia ironizar os costumes da época um bom partido, talvez também pelo fato de ela não ser muito rica), também se recusou a casar por conveniência, o que fez ela terminar sozinha até os últimos dias. Jane Austen traçou um final diferente para suas heroínas de modo que sempre tenham um final feliz. Ela mudou de opinião no meio do caminho de seu percurso de escritora, pois queria escrever o mundo como ele é (ou era). Com realismo. Talvez ela tenha achado o realismo um pouco duro demais e achou melhor tornar o destino de Elizabeth Bennet e Anne Elliot e suas outras protagonistas um pouco mais doce.
________________________




Não sou eu quem escolhe os livros que leio. Muito pelo contrário, são eles que me escolhem. São sucessões de fatos e atos que me levam a eles. Eu não controlo tal situação.
Explico.
Esse feriado estava passeando por uma livraria quando me deparei com um livrinho simpático que contava da vida da Virgínia Woolf de forma prática e objetiva Tanto que o título é “Virgínia Woolf em 90 minutos”. Sentei na livraria e comecei a lê-lo, assim, de forma despretensiosa. Li 20 páginas e fui embora. Guardei o livro na prateleira.
Prometi que não compraria mais livros até que o que esteja lendo seja acabado. Mas quando retornei à mesma livraria no dia seguinte e encontrei o mesmo livrinho que havia lido (ainda estava marcando a página que havia parado), percebi que teria que comprá-lo. Ele queria ser meu.
Ainda na livraria, sentada e lendo mais 28 páginas, descobri que a obra prima da escritora, chamada Mrs Dalloway foi tema de um filme – As horas.
Me lembrei que não havia assistido ao filme. E me lembrei, inclusive do motivo: uma amiga havia dito que o achou muito ruim. Aluguei o filme. Assisti e achei o filme sensacional. Os extras traziam resumidamente a história de Virginia Woolf.
Vou tratar da história de sua vida quando resenhar o livro que ainda tem algumas páginas a serem terminadas.
O que mais me chamou a atenção no filme foi o elenco que é de primeira e a mistura dos personagens do seu livro com a vida da autora. O filme tem um que de biografia da autora, mas também mistura ficção. Você só consegue entendê-lo, de fato, se conhecer um pouco da vida da escritora para saber o que o filme quis demonstrar.
Aprendi três coisas com o filme: (i) a não assistir ou deixar de assistir algo pela mera opinião alheia; (ii) é sempre bom contextualizar uma obra de arte para poder desfrutar de sua essência, (iii) que esse livro, Mrs Dalloway, também me escolheu, mas vamos como ele vai entrar na minha vida.
Quanto ao livro da Catherine Millet estou na metade. Ele me surpreendeu no começo, mas agora estou no ponto de que o sexo explícito demonstrado pela autora não me excita como no começo. Ouso achar que falta um pouco de lirismo e/ou romantismo (na minha humilde opinião). Mas só vou dar uma opinião definitiva quando terminar de lê-lo.

9 comentários:

  1. Ana.
    Também já deixei de ler livros e assistir filmes escutando opiniões alheias. Me arrependi.
    O filme "As Horas", para mim, foi um dos melhores que já assisti. A interpretação da Nicole Kidmann, com aquele narizinho postiço, é sensacional.
    Um beijão, minha amiga!

    ResponderExcluir
  2. olá querida! achei vc pela estrada e logo vi algo em comum entre nós:jane austin.
    tbm aprecio mulheres que se destacam na arte. esperarei a resenha do livro que estás lendo.apareça no meu cantinho tbm!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai Ana, o que posso dizer.
    Sou vidrada nessa autora, e acabei me simpatizando com o fato dela inovar e ao mesmo tempo se manter tão querida pela própria época (não em todos os momentos, claro).
    Sabe que eu gosto mto quando vc tira uns textos literários da cartola?

    ResponderExcluir
  4. adorei este post.
    concordo com o que vc aprendeu.
    achei muito lirico este post..belo...
    assisti ao filme 'as horas' faz algum tempo e gostei mesmo sabendo vagamente sobre virginia wolf. mas agora sinto me inspirada a ler mais sobre ela.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ana,

    Alguém elogiou seu blog no "Escreva Lola Escreva" e passei aqui para dar uma olhada. Andei lendo alguns textos... você é ótima! muito boa mesmo, parabéns! Vou voltar sempre!

    ResponderExcluir
  6. meu próximo livro vai ser o da Catherine, vamos ver se vou concordar com vc!

    ResponderExcluir
  7. Os dois livros de Jane Austen que comprei: Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, fazem parte do lote de livros que comprei na Saraiva virtual (e nunca chegam!) e que já virou caso de polícia!!
    Vc sentiu o contrário do q eu senti lendo contos de fadas eróticos, como eram contos curtinhos, eu queria ver o circo pegar fogo!!! Mas um livro, tem que ter lirismo, pelo menos um pouco...sexo nu e cru do início ao fim ninguém aguenta! nem na vida real!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ana. Tudo bem? Sou a Cecília e trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor, que acabou de publicar a coleção 'Escritores em 90 minutos', que inclui o volume de Virginia Woolf. Muito interessante sua história com o exemplar e que bom que gostou dele! Essa coleção explica a vida e obra de grandes escritores. Os outros volumes são sobre Borges, Garcia Marquez e Kafka. Outros mais serão lançados até o final do ano.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana ,comcordo com vc...Amo Jene Austen é minha escritora predileta...Você ja viu o filme Orgulho e preconceito?Foi por meio desse filme que conheci Jane,e me apaixonei...Vou com sua dica ler o de Virginia Woof...E ver o que acho!!!
    Beijoss Miss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails