sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Antes do amanhecer (Before de Sunrise).


Sei que estou alguns anos atrasada. O filme em questão foi lançado já faz algum tempo e só agora o descobri.

O que dizer sobre ele? Um dos mais legais que já vi. Aluguei porque me parecia ser uma ótima história de amor, ao melhor estilo “mulherzinha”. Qual nada! O filme tem romance, of course, mas tem um formato tão original que me agradou bastante.

Um americano e uma francesa estão num trem que partiu de Budapeste a caminho de Viena. Ele vai desembarcar em Viena para pegar o avião de volta aos Estados Unidos e ela está voltando da casa da avó e por uma dessas razões do destino se encontraram e começaram a conversar. O papo flui bem e Jesse (Ethan Hawke) convida Celine (Julie Delpy) para passarem o dia em Viena de forma despretensiosa.

Ela aceita e os dois, enquanto passeiam pela cidade, conversam sobre as mais diversas coisas. Esse diálogo aliado a exuberância da cidade são o charme do filme.

Os assuntos discutidos pelos dois pombinhos são dos mais variados, falam sobre sexo, política, religião, reencarnação, amizade e tudo o mais que você jamais imaginaria dizer a uma pessoa que acabou de conhecer.

Eles se apaixonam. E a gente se apaixona por eles.

Mas a verdade que as chances de ficarem juntos são pequenas: moram em países diferentes, com vidas totalmente opostas.

Tendo ciência disso, eles combinam de se encontrar novamente um ano depois em Viena. Para saber se o encontro rolou você terá que assistir o Antes do pôr-do-sol (Before de Sunset).

Acho que o que mais me chamou atenção no filme é que ele te mostra o frescor e despretensão da juventude, de uma forma terna e sincera.

12 comentários:

  1. Ana, vc nem imagina o que amo este filme, um dos meus primeiros posts no blog foi sobre este filme! Não deixe de assisir o Before Sunset!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Foi um dos únicos filmes de 'menininha' que gostei de assistir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Fala de amor sem ser brega e meloso. E é tocante ao extremo!

    ResponderExcluir
  4. Não assisti! mas agora, eu quero!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, gostei de seus comentários, acho que vou assistir.

    ResponderExcluir
  6. Posso contar que vivi (ou vivo!) uma historia assim?! Algumas horas e vou embora da França e deixo o francesinho lindo, historia de amor de um dia... Ele me encontra no Brasil, seis meses depois. E eu vou pra França, mais seis meses. A gente vive "feliz para sempre" (oh!) desde entao, ja ha quase um ano.

    Conhecia e amava o filme, mas o mais engraçado é que ganhei o DVD com os 2 do ex - o que foi deixado no Brasil.

    Lindo post para um filme que merece tudo isso e muito mais.

    ResponderExcluir
  7. Ei querida. Muito obrigada viu?? Não vou apagar o comment não! Acho mto importante ser corrigida quando estou errada, e tbm n tenho vergonha! Muito obrigada mesmo, já estou indo corrigir!

    ResponderExcluir
  8. Ana, adoro o filme pela bela fotografia e pq foge do cliche habitual.

    Bj

    ResponderExcluir
  9. Menine e eu que nem sabia desse filme! omg!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Você já viu a continuação? Vai lá e pega na locadora. Vale a pena!
    bjos meus

    ResponderExcluir
  11. Ana!!! Esse é, com certeza, um dos melhores filmes que já tive o prazer de ver em toda a minha vida! Uma obra de arte! Digo o mesmo da continuação :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails