sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Antes do amanhecer (Before de Sunrise).


Sei que estou alguns anos atrasada. O filme em questão foi lançado já faz algum tempo e só agora o descobri.

O que dizer sobre ele? Um dos mais legais que já vi. Aluguei porque me parecia ser uma ótima história de amor, ao melhor estilo “mulherzinha”. Qual nada! O filme tem romance, of course, mas tem um formato tão original que me agradou bastante.

Um americano e uma francesa estão num trem que partiu de Budapeste a caminho de Viena. Ele vai desembarcar em Viena para pegar o avião de volta aos Estados Unidos e ela está voltando da casa da avó e por uma dessas razões do destino se encontraram e começaram a conversar. O papo flui bem e Jesse (Ethan Hawke) convida Celine (Julie Delpy) para passarem o dia em Viena de forma despretensiosa.

Ela aceita e os dois, enquanto passeiam pela cidade, conversam sobre as mais diversas coisas. Esse diálogo aliado a exuberância da cidade são o charme do filme.

Os assuntos discutidos pelos dois pombinhos são dos mais variados, falam sobre sexo, política, religião, reencarnação, amizade e tudo o mais que você jamais imaginaria dizer a uma pessoa que acabou de conhecer.

Eles se apaixonam. E a gente se apaixona por eles.

Mas a verdade que as chances de ficarem juntos são pequenas: moram em países diferentes, com vidas totalmente opostas.

Tendo ciência disso, eles combinam de se encontrar novamente um ano depois em Viena. Para saber se o encontro rolou você terá que assistir o Antes do pôr-do-sol (Before de Sunset).

Acho que o que mais me chamou atenção no filme é que ele te mostra o frescor e despretensão da juventude, de uma forma terna e sincera.

12 comentários:

  1. Ana, vc nem imagina o que amo este filme, um dos meus primeiros posts no blog foi sobre este filme! Não deixe de assisir o Before Sunset!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Foi um dos únicos filmes de 'menininha' que gostei de assistir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Fala de amor sem ser brega e meloso. E é tocante ao extremo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, gostei de seus comentários, acho que vou assistir.

    ResponderExcluir
  5. Posso contar que vivi (ou vivo!) uma historia assim?! Algumas horas e vou embora da França e deixo o francesinho lindo, historia de amor de um dia... Ele me encontra no Brasil, seis meses depois. E eu vou pra França, mais seis meses. A gente vive "feliz para sempre" (oh!) desde entao, ja ha quase um ano.

    Conhecia e amava o filme, mas o mais engraçado é que ganhei o DVD com os 2 do ex - o que foi deixado no Brasil.

    Lindo post para um filme que merece tudo isso e muito mais.

    ResponderExcluir
  6. Ei querida. Muito obrigada viu?? Não vou apagar o comment não! Acho mto importante ser corrigida quando estou errada, e tbm n tenho vergonha! Muito obrigada mesmo, já estou indo corrigir!

    ResponderExcluir
  7. Ana, adoro o filme pela bela fotografia e pq foge do cliche habitual.

    Bj

    ResponderExcluir
  8. Menine e eu que nem sabia desse filme! omg!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Você já viu a continuação? Vai lá e pega na locadora. Vale a pena!
    bjos meus

    ResponderExcluir
  10. Ana!!! Esse é, com certeza, um dos melhores filmes que já tive o prazer de ver em toda a minha vida! Uma obra de arte! Digo o mesmo da continuação :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails