quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Avatar, Enchente e Boas Vibrações


Preciso dizer que esses dias pós-férias têm sido muito mais prazerosos do que eu imaginava. Não estou com depressão, apesar de achar que os sete dias de descanso foi pouco tempo, o ideal seria mesmo um mês.

Talvez seja porque já programei uma nova viagem no Carnaval. De fato, todo mundo sabe que uma forma de voltar ao trabalho sem ficar deprê é programar novas férias.
Mas sinto que esse ano está sendo diferente. Uma espécie de chave girou na minha cabeça e o que antes para mim poderia ser definido como “um contentamento descontente”, hoje está mais para “não contentar-se de contente”, como escreveu Camões e cantou Renato Russo.

É isso, esse ano eu estou me sentindo plena, feliz e encarando a vida de uma forma como nunca dantes praticada. Será que é a famigerada maturidade? Sei lá, não to a fim de definir, só sei que está sendo bom pra caramba.

E daí entra o filme que custou uma fortuna e tem trezentos efeitos especiais na minha vida. Nessa onda de boa vibe resolvi fazer coisas que eu adoro, mas que antes nunca encontrava muito tempo – como ir ao cinema durante a semana – por exemplo. A dica de filme veio do blog Penso, Logo, Brigo da Luciana e resolvi conferir.
Lá estou eu com o namorado no escurinho e pagando mico ao colocar meus óculos 3D para assistir a um filme blockbuster. Mas posso dizer? Não vou falar dos trezentos efeitos especiais não. O filme é ótimo, super bem feito, com tecnologia super power e, de fato, efeitos sensacionais.

Mas, o que mais me chamou a atenção no filme foi a mensagem que ele me passou: precisamos cuidar dos detalhes que nos cercam! No filme, os humanos detonaram a terra (poluíram e destruíram tudo) e vão explorar os recursos minerais de outro planeta. Só que os alienígenas - habitantes desse planeta que os humanos querem explorar têm uma relação plena com a natureza e vivem em harmonia uns com os outros.

Fiquei impressionada em torcer contra os humanos pela primeira vez na vida! (risos)
Bonito de ver e que a gente enche o peito pra falar, mas acaba praticando pouco. Basta ver os estragos que as chuvas têm causado no país. Enchentes, desmoronamento, mortes. Talvez se estivéssemos prestando mais atenção aos detalhes toda essa tragédia poderia ser evitada.

Claro que existe um monte de coisas por trás dessa relação harmônica e que deveríamos praticar que vão desde o estudo planejado do solo, análise da ocupação das encostas, construção de piscinões, até o simples hábito de não jogar lixo na rua – enfim, precisamos cuidar melhor do que nos cerca.

Eu gostei bastante do que vi. E gostei mais ainda de saber que milhões de pessoas estão vendo esse filme e torcendo muito para que as pessoas captem essa mensagem. Que a garotada saque a importância de preservar a natureza e tornem-se cidadãos mais conscientes do que nós temos sido e que nós, adultos nos tornemos mais atenciosos conosco e com qualquer ser vivo – humano ou não.

Achei o filme muito bacana. Talvez seja a fase boa que eu esteja vivendo. Talvez o filme seja bom mesmo, independente do que esteja sentido nesse momento. O filme mostra que valores são mais importantes que cifras e me parece que isso tem caído em desuso no mundo de hoje.

Vale a pena conferir.

Quanto a mim, vou continuar prestando atenção aos detalhes. E torcer para que “esse não contentar-se de contente” continue a todo vapor. Afinal, só depende de mim para que ele continue assim.

14 comentários:

  1. Adorei esse filme, e olha que sou meio chato pra filmes nesse gênero.

    E sobre estar feliz, plena. Isso faz um bem enorme na gente né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pare de falar em férias! Please!!! rsrsrsrs É que eu vou gozar as minhas em março. Já estou na contagem regressiva, mas sem deixar de aproveitar todos os dias, até porque o carnaval está nesse meio tempo... Que bom que gostou do filme!!! Já vi 3 vezes.. rsrsrsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Férias é muito bom mesmo, Ana. Estou na minha primeira semana e curtindo cada momento.
    Quanto ao filme Avatar, não ligue para minha crítica. Trabalho com cinema há muitos anos. Para mim nada parece mais novidade rsrsrs
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Ana
    Também estou com boas vibrações, sinto que este ano será diferente. Há algo no ar... Que venha!

    Bjão

    ResponderExcluir
  5. ai, nossa! tambem adorei avatar! achei lindo o mundo que eles criaram. a parada com a tranças conectadas com os animais eh simplesmente fantastica! claro que eh o clichezao e que voce ja sabe o que vai acontecer depois de 10min de filme, mas eh lindo mesmo assim! :}

    ResponderExcluir
  6. oiana
    (adoro como seu nome acrescentado de uma boa vinda vira outro nome, já reparou? oiana, olana, heyana, ...)

    que lindo q está sendo seu ano então.
    nao contentar-se de contente...
    gostei...

    ResponderExcluir
  7. Oi querida! Assisti ao filme e tive a mesma sensação que vc! Sabe que no meio do filme, fiquei preocupada pois levei meu filho para assistir e ele estava todo sério e eu pensando que o filme era MUITO triste para ele. mas ele voltou tão entusiasmado, tão preocupado com a mãe natureza, com tantas teorias na cabeça, que pensei que eu subestimo meu geniozinho às vezes!
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Gostei do filme também...vi no Imax inclusive...pré-estréia e na faixa. Não tinha nem como reclamar!

    A mensagem eu acho legal, mas eu acho que tá "gasta"...todo mundo fala isso agora, Wall-E por exemplo (que achei genial!) segue essa linha.

    Mas a tentativa é válida sempre! Ainda mais com as atenções que o filme tá tendo né!

    =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que delicia ler este seu post Ana! Que 2010 seja inteirinho assim para vc! Leia sempre este seu post, principalmente nos dias em que a vida louca de advogada falar mais alto!
    E vou comprar agora os ingressos para ver Avatar neste finde!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. No final das contas, eu acho que o efeito especial atrapalha mais do que ajuda, porque ninguém se liga na estória, que é bastante interessante.

    bjs e apareça sempre!

    PS: Pode ser que eu esteja ficando maluco, mas a Avatar da Sigourney Weaver é gostosa pra cacete!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Vi seu comentário sobre no Papo Calcinha dizendo que escreveu sobre o filme e vim conferir. Também fiquei maravilhada com as belezas de Pandora, o filme é simplesmente lindo. Sua mensagem final é mujito importante. Escrevi sobre o filme tbm, visite e veja o meu blog: namanhadogato.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. OI, Aninha!

    Publiquei sua resenha lá no Leitura! Vai lá ver e ,se gostar, divulga no seu blog! :)

    beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. filhotinha que saudade daqui e de vc!
    fiquei feliz em saber que descansou e que ja esta escrevendo suas sinopses tão talentosas!
    um 2010 fantástico para vc!!

    ResponderExcluir
  14. Tb curti o filme. Além de torcer pros Navis, pasme: eu morri de vontade de ser um deles!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails