segunda-feira, 8 de março de 2010

(Mais um) Dia Internacional da Mulher



Essa foto, eu peguei aqui. Trata-se de um Cartaz soviético de 1932. Em vermelho, lê-se: "8 de março é o dia da rebelião das mulheres trabalhadoras contra a escravidão da cozinha." Em cinza: "Diga NÃO à opressão e ao conformismo do trabalho doméstico!"

Assisti ao filme "Educação" dia desses e fiquei espantada em saber que até a década de 60 as mulheres iam à Universidade com o fim único de obterem um bom casamento.
Se pararmos para pensar isso faz apenas 50 anos. Não pude deixar de perceber o quanto evoluímos em nossos direitos durante esse tempo.

Por isso, creio que essa é uma data que deva ser comemorada, sem dúvida. Mas isso não quer dizer que toda a batalha já tenha sido ganha. Ainda estamos muito longe do ideal, da igualdade que tanto lutamos. Ainda somos tratadas como objeto em propagandas de cerveja. Ainda não encontramos o equilibrio nas funções de mãe/profissional/dona-de-casa e trabalhamos muito mais do que os homens.



As empresas ainda não perceberam que se a mulher pudesse manter seus filhos em uma escolinha dentro de suas instalações, a produtividade feminina seria ainda maior. Apesar de não ter filhos penso muito no assunto. Seria perfeito poder vir trabalhar todos os dias em companhia dos meus filhos. Incentivos fiscais facilitariam a vida dos empresários para realizarem esse projeto.

No auge dos meus 31 anos faço um MBA e inglês para melhorar meu currículo. Planejo viagens com o namorado e dividimos as contas fifty-fifty. Sou eu quem compro minhas roupas, meus sapatos e meus mimos.

O elogio que mais gosto de ouvir? Que eu sou inteligente. Sim, porque beleza não dura para sempre. Ser inteligente supera qualquer adjetivo. Para ser uma mulher bonita, basta maquiagem. Já para ser culta e inteligente, são anos de estudos e dedicação.

Parabéns a todas nós. E que esse dia sirva para pensarmos em como podemos melhorar nossas vidas de mulheres.

8 comentários:

  1. arrasou no texto, na inteligência, na cultura e em tudo! parabéns para nós mulheres e principalmente para tipos como você que fazem a diferença nesse mundo tosquinho.

    besoss

    ResponderExcluir
  2. É, faz sentido homenagear as mulheres após conquistas e evoluções... em pensar que justamente neste dia, em 1857, tecelãs foram queimadas vivas por exigir melhores condições de trabalho! Descobri isso estes dias, por isso da data de 8 de março. É quase um pedido de desculpas.
    Ainda acho que merecíamos mais do que um dia, mas já basta saber que nossa influência é muito maior do que uma comemoração anual... bsta que a gente saiba!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ana querida!
    Mulheres como vc, que trabalham, estudam, abrem caminho para as oportunidades, estão em igualdade com os parceiros, e conquistaram independência total, infelizmente ainda são minoria.
    Enquanto existirem mulheres à caça de marido-rico-mesmo-feio-e-tosco; mulheres que preferem posar para a Playboy para ganhar uma "grana preta"; e continuar o culto à fragilidade da mulher e o machismo exacerbado, difícilmente veremos a igualdade tão necessária e desejada por todos, inclusive por nós homens, que sabemos dar valor à uma mulher de verdade.
    Um super beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana! Um excelente dia para todas nós lembrarmos o quanto já avançamos e pensar em quanto mais podemos fazer. O conhecimento é a chave de tudo mesmo.
    beijinho

    ResponderExcluir
  5. Depois de ler esse post, resolvi fazer um sorteio...

    Tem sorteio no meu blog. Dá uma passadinha.
    Beijinhos.
    www.coisinhasdathica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anna!
    Primeira vez que visito seu blog e já estou encantada! Adorei o texto! Parabéns a todas nós simmmmmmm!
    Já sou seguidora!
    bjs,
    Luna

    ResponderExcluir
  7. Incrível seu texto!!!
    Estimulante e emocionante!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto, Ana !! Eu também penso muito na produtividade das mulheres se os filhos ficassem nas empresas.
    Acabei de virar seguidora do seu blog !!
    :-)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails