segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Não, não vai dar tudo certo.

Já virou chavão: toda vez que você informa que algo não vai muito bem, seu interlocutor vira pra você e de forma automática diz: “relaxa que tudo vai dar certo, pode acreditar!”

Daí você suspira e tenta acreditar no que acabou de ouvir. Como se a regra fosse essa mesmo. Tudo tem que dar certo para que você seja feliz.

Será mesmo?

Fico em dúvida se essa nossa necessidade de que tudo tem que dar certo o tempo todo, talvez seja exatamente o que nos angustie. Minha vida não tem que ser perfeita, afinal, eu não sou perfeita.

Demorou um tempo para eu entender que nem tudo ia dar certo na minha vida e, pasmem, conseguir dormir bem toda noite.

Problemas, todos sempre teremos e o mais indicado é aprender a lidar com eles. Querer que eles desapareçam só para voltar a perfeição almejada só causa gastrite.

Claro que os problemas podem ser escalonados pela gravidade. Você vai rezar para ter saúde todos os dias. Mas uma gripe de vez em quando não será de todo mal.

O maior erro é querer que os probleminhas do cotidiano não sejam recorrentes, e se sentir injustiçada ou infeliz por conta disso, me parece a maior idiotice dos últimos tempos.

To cansada de ter que ter o corpo perfeito, o carro ideal, a vida irretocável, o namoro dos sonhos e o emprego invejado. Agora nem problemas mais eu posso ter. Socorro!

Nem tudo vai dar certo. Mas você vai ser feliz mesmo assim. Acho que isso que a gente deveria dizer para as pessoas que gostamos.

Chega de viver a felicidade dos filmes. A imperfeição precisa voltar a ser moda. Alguém avisa isso pra mídia?

Grata,

15 comentários:

  1. Ana,
    Adorei o seu texto!Quero um livro seu!
    Alguém avisa pra uma editora que essa menina escreve muuuuito?
    Grata.
    Beijos Nanda.

    ResponderExcluir
  2. 'O maior erro é querer que os probleminhas do cotidiano não sejam recorrentes, e se sentir injustiçada ou infeliz por conta disso, me parece a maior idiotice dos últimos tempos.'
    Disse tudo, Ana!
    Amei o texto, principalmente a parte que diz que nem tudo vai dar certo, mas que seremos felizes mesmo assim.
    Porque é a mais pura verdade! Só precisamos nos lembrar disso!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. é isto aí!!! o mundo perfeito é um horror!!!
    vc escreveu o que eu queria ter escrito!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o texto...pq a gente ouve tanto q qdo não dá...ficamos sem saber o q fazer. Passei por uma grande prova disso essa semana, só q com algo extremamente doloroso. minha irmã faleceu. nunca imaginei passar por isso tão cedo. nessas horas vc descobre uma força muito grande dentro de vc. minha irmã sempre falava isso, e ficou como um grande aprendizado ( e q cabe bem no q vc escreveu): q as coisas podem não sair como vc queria, vc vai ficar triste e chorar, mas vai levantar, seguir com a vida e fazer o q te faz bem.

    ResponderExcluir
  5. Oi, minha amiga!

    Saudades daqui. Andei um tempinho fora da blogosfera, mas não resisti...!! rsrsrs
    Talvez por achar que tudo daria certo (e não deu!), acabei aprendendo muito com meus erros e frustrações. É a vida!!

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, saudades de passar no seu cantinho, seus textos são ótemos!
    Concordo com tudo, acho que o grande barato é definir o "certo". Dar certo não quer dizer que será perfeito, dar certo no final as vezes quer dizer que nem tudo tem a dimensão gigante que a gente dá... acontece uma merda, mas nem sempre ela tem efeitos definitivos sobre a vida - a vida continua e s evc souber como, será feliz anyway, apesar de em algum momento algo ter dado errado.
    Como é a frase? ´Tudo dá certo no final, se não deu é pq não é o final?
    Enfim, tudo de certinho pra vc!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o seu texto! Eu penso assim tambem, embora com uma interpretacao diferente. Acho que tudo da certo sim, mas o que nao significa que saia do jeito que VOCE QUIS. Nem tudo que voce quer ou planeja, ou que a sociedade hoje impoe como certo é o certo. Algumas experiencias na vida, muitas vezes tidas como "erradas" sao na verdade certas e necessarias. Tem um motivo, uma razao de ser. Quem é esperto e ja aprendeu a crescer com os "fracassos" sabe do que eu estou falando. Vendo desta forma, tudo sempre da certo, mesmo que nao seja do jeito que voce planejou, ou que a midia falou, ou que a sociedade cobrou. Mas no final das contas, eu falei a mesma coisa que voce, só que com outra forma de interpretacao! rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Quando a gente vai a uma exposição e verifica que uma tela é perfeita nos mínimos detalhes, não fica procurando uma risco tortinho qualquer? Eu sou assim, fica analisando todos os detalhes, em busca daquilo que vai me dizer que há vida naquela perfeitinha tela.
    Assim é a vida, se não tiver um traço , no mínimo torto, é porque foi feito no comptador, aí perdeu a graça e a espontaneidade.

    "To cansada de ter que ter o corpo perfeito, o carro ideal, a vida irretocável, o namoro dos sonhos e o emprego invejado. " Já me senti assim e não tem Mastercard que pague a liberdade que senti quando fui, com sacrifício, descontruindo todos estes conceitos escravizados por mim mesma.
    A maior piada é achar que temos controle algum nas coisas.
    bjos meus

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana
    Que ótima reflexão. Estava pensando sobre isso outro dia desses. Cheguei a escrever um post cujo título era "Pelo direito de estar triste". Foge um pouquinho do seu tema, mas é como se tivéssemos a obrigação de estar sempre bem e feliz. As crises, as dificuldades fazem parte da vida. O importante é aprendermos com a lição daquele momento. Não adianta só falar "vai ficar tudo bem" se a gente evitar até pensar no assunto, né?
    Um beijo pra você e desculpe o longo comentário =]

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana
    Concordo plenamente com seu texto...
    Abaixo essa ideia que a vida real é um anúncio de margarina , e que tudo pode ser maravilhoso...
    Abaixo a ditadura que a vida tem que ser PERFEITA!!! pois não é...
    Quero as minhas imperfeições de volta!
    Quero poder resolver meus problemas, minhas demandas internas, sem me sentir vitima, nem culpada por não ser tão perfeita assim...
    Bjs grandes
    NÁDIA

    ResponderExcluir
  11. Se não existisse problemas na nossa vida, a vida não teria a minima graça, seria o maior tedio se tudo fosse certo e não tivesse os problemas...

    Abraços Thiago Ramone.

    ResponderExcluir
  12. Estou tão feliz que você voltou a escrever!
    Concordo plenamente! A imperfeição deveria ser sim a regra para a vida...!

    ResponderExcluir
  13. olha, "dar tudo certo" eh realmente forcas. mas ja li que as coisas soh acabam, quando acabam bem e eh verdade. :)

    ResponderExcluir
  14. "Chega de viver a felicidade dos filmes".
    Total.
    Alguém avisa isso pra mim?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Acho que meu livro caiu como uma luva para esse post...
    ADORÁVEL IMPERFEIÇÃO de Vanessa Fagundes ;)

    http://www.clubedeautores.com.br/book/26881--Adoravel_Imperfeicao

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails