quinta-feira, 9 de abril de 2009

A Lei da responsabilidade afetiva


Existe Lei para tudo nesse país. Sim, se está na moda, vira Lei. Tem a Lei Seca (onde se é proibido dirigir depois de beber), tem a Lei Cidade Limpa (onde se é proibido colocar cartazes e propagandas fora dos padrões estabelecidos pelo município de São Paulo) e tem também a Lei da Responsabilidade Fiscal (onde o administrador público deve preservar o orçamento público e as contas de sua administração em ordem, até o fim do seu mandato).

Pois bem, me ocorreu sugerir um projeto de Lei onde seria exigida a responsabilidade afetiva (efetiva) de todos os cidadãos, quando do exercício de um relacionamento. Vou tentar não ser tendenciosa e dizer que o projeto de Lei vale somente ao sexo masculino, mas sim a ambos os sexos, mas digamos que sirva especialmente a eles.

Afinal, quem é que diz, na grande maioria das vezes, que vai ligar e não liga? Quem é que diz que gosta de você e quer viver para sempre ao seu lado, quando na verdade o discurso é o mesmo declamado para mais duas ou três?

Sim, as mulheres também fazem isso, mas em quantidade muito inferior, vale dizer. Isso se deve ao romantismo que está impregnado ao gene “X” das fêmeas que, apesar da onda cool das famigeradas baladas, micaretas e raves, ainda pretendem encontrar o seu príncipe, que não precisa ser tão encantado assim, e com ele viver feliz, não feliz para sempre, mas até que estejam ambos velhinhos e enrugados.

Mas como seria punido o infrator da responsabilidade afetiva? Sim, porque a prova da irresponsabilidade afetiva não me parece muito complicada de se obter. Basta o testemunho de algumas amigas de que o homem (ou a mulher) enganaram, ludibriaram seus ternos e sinceros sentimentos para que reste devidamente comprovada a infeliz infração.

Bem, acho que cadeia seria muito pesado. Afinal, todos sabemos que o sistema prisional não corrige ninguém e é muito caro ao Estado. Acho que seria prudente o (a) condenado (a) ser obrigado (a) a prestar serviços à comunidade. Ok, isso parece seria razoável. Mas nem me venha com essa de cestas básicas. Ah não, o (a) cidadão (ã) teria que ralar, trabalhar de verdade, até suar a camisa, isso sim parece corretivo.

Se fosse eu a aplicar a pena, mandaria ele (ela) pintar escolas públicas, consertar cadeiras, carteiras, quadro-negros. Cuidar de crianças, ler aos idosos, participar de teatros destinados às crianças com câncer. Quem sabe assim, sendo obrigado (a) a trabalhar e a lidar com pessoas carentes de atenção, a pessoa não aprenda de uma vez por todas que não se deve brincar com os sentimentos dos outros?

Será que se eu mandar o tal projeto à câmara ou ao congresso ele seria aprovado? É, acho que posso ao menos tentar colher algumas assinaturas para tornar a ideia um pouco mais robusta. Você aí que teve paciência para ler o texto até o final, assinaria o projeto? Afinal, como já dizia o poeta, “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, certo?

8 comentários:

  1. Assinaria agora se fosse preciso
    ;D
    Ameii
    huahua

    ResponderExcluir
  2. nao seria uma boa alternativa, estar com alguem q odeia estar contigo. deixa a gente ser assim,, sem palavra, mentiroso, cavageste, afinal a gente veio aki para se divertir, se vcs querem levar a coisa um pouco mais a sério isso nao eh problema nosso.
    beije, ame, faça a vida ser última e nao deposite nos outros o fracasso de sua felicidade, tudo depende de vc!
    nao existe mocinho ou bandido
    nosso maior desafio somo nos mesmos. foda eh esquecer toda educacao ocidental, brincar d boneca,etc,,ser preparada para o matrimonio,, pois eh,, a hipocrisia esta perdendo seu espaço.. ponha uma gravata e saia bejando aquele que te atrai, se a quimica rolar leve-o para cama, satisfeita?
    nao?!
    entao me liga
    48 91023652
    ;P
    gean floripa

    ResponderExcluir
  3. Bem, tem um artigo de Lei que prevê punição no caso de noivos com promessa de casamento e não cumprem, tendo até indenizações. Então, se liguem no que vocês prometem, em minha gente!

    ResponderExcluir
  4. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    eu não acredito no q acabei de ler. (me refiro ao comentário do amigo acima, não ao seu post)

    e eu assinaria liiinda, demorou!

    ResponderExcluir
  5. bora lah troca a oportunidade d se livrar de um pilantra e encontrar um novo amor... Processos, indenizações, enfim, amor nao enche barriga (ha excessoes) mas pode encher o seu bolso.
    tudo gira em torno de interesses.
    desilusao, desilusão, danço eu dança vc na dança da solidão.
    :) e nao me ligou hein,,,
    q sacanagem
    geanfloripa@hotmail.com <-- add

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails