segunda-feira, 11 de maio de 2009

Botox

Tenho 30 anos e percebo ao olhar atentamente no espelho que algumas linhas de expressão estão ensaiando uma apresentação vindoura. Antigamente dizia-se que tal pessoa tinha rugas ou ainda “pé de galinha” pensando nas linhas que se formam no canto dos olhos, faz todo o sentido, veja a imagem), acho muito mais autêntico e engraçado falar em ruga do que linha de expressão.



Fiquei pensando se, quando as rugas, ou linhas de expressão ou mesmo pés de galinha derem o ar da graça, se de fato eu entraria na onda butolítica. Para que isso aconteça, já adianto de antemão que alguns obstáculos terão de ser superados, dentre eles, o medo que tenho de agulhas. Nunca fiz acupuntura porque tenho pavor delas, mesmo sendo fininhas e de dizerem que não dói nada. Então, imagina ver aplicações de injeções sendo involuntariamente feitas em meu rosto. Só de pensar nisso, me dá um daqueles calafrios que tremem o corpo todo e parece que baixou o santo.



O segundo obstáculo (talvez esse seja o principal, diga-se de passagem) é ver os (d)efeitos que essa substância causam em algumas mulheres. Vejam, por exemplo, a Marta Suplicy, ela colocou botox e parece ter sofrido um derrame, o olho e a boca estão tortos, ficou um pouco deformada. Usei a Marta como exemplo, mas posso apontar também vítimas como a Glória Menezes, a Vera Fisher, a Ana Maria Braga, a Susana Vieira, todas parecem que estão esticadas demais, na minha opinião.

Isso tudo me faz lembrar que, quando eu era pequena, admirava as rugas da minha avó. Achava-as lindas e pensava que um dia eu teria as minhas próprias rugas. A combinação de rugas + cabelos brancos de minha vozinha, faziam com que ela me parecesse muito sábia e muito vivida. De fato, ela viveu o suficiente para eu perceber que com a idade, as pessoas tendem a melhorar.

Mas o tempo passou, eu cresci e hoje está havendo um processo de demonização das rugas. Elas não são mais bem-vindas. Assim como os peitos pequenos também saíram de moda. E o pior é que a mulherada está entrando nessa onda. Elas estão colocando silicone, botox, fazendo plásticas e mais plásticas para serem perfeitas e eternamente jovens. Come on!

As pessoas estão se preocupando demais com o exterior e esquecem de que o interior também é importante, que um equilíbrio deve existir, que não adianta nada ficar bonita e gostosa e não ter opinião sobre um livro, um filme, uma notícia, enfim, ser apenas uma casca oca e sem graça. Vale lembrar que as mulheres que aderiram a essa moda, são todas semelhantes, parecem fabricação em série: todas são peitudas, loiras, bronzeadas artificialmente. Nada mais patético.

Não sou contra plásticas, veja bem, acho mesmo que cada um sabe onde aperta o sapato, mas na minha (humilde) opinião está tudo ficando artificial demais. Tudo hoje é plastificado, enlatado, congelado. Até bolo a gente compra pronto, embrulhado num papel alumínio e escolhe qual marca quer levar.

Bem, o que eu estou querendo dizer com tudo isso é que as rugas estão chegando para mim, mas talvez, com elas, esteja vindo também a sabedoria que tanto invejei em minha vó. Talvez o fato de eu não ter medo de envelhecer e ficar enrugada, seja o primeiro sinal de que minha meta de ser uma senhora sábia (e com rugas), está começando a rolar.

10 comentários:

  1. Acho horrível o tal do botox e tenho um medo danado da Vera Fisher.

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu tenho pavor de agulhas, mas já fiz aculpuntura, e realmente n dói
    hihi
    Agora, n encararia por botox, fica plastificado de mais, e, que medo da Marta e da Vera Fisher!

    ResponderExcluir
  3. Hummmmm, assim, eu sou a favor de plásticas e de coisas de atenuem os sinais da idade. Verdade que não me conformo com o que o tempo vem fazendo com meu corpinho e tals... mas, acho a coisa tem que ter limites. o objetivo deve ser ficar bonita sim, mas isso só é possível respeitando os parâmetros da sua faixa etária.
    Vai dizer...Vera Fischer, Susana Vieira e a outra aquela... a Tieta..são ridículas.
    O exagero é um perigo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Hauhauhauahuahauhauhua, adorei sua definição de como a nossa política querida ficou depois da aplicação.
    Li horrores!....rs (Afinal moro no Paraná, mas meu coração é paulista)
    Falando sobre o post agora, olha, eu diria que eu mudaria outras partes do meu corpo, se isso não significasse a alteração de toda a minha substância, por exemplo, mas não meu rosto.
    Não porque ele seja belíssimo (ainda não tenho tanta auto-estima), mas porque a expressividade das minhas feições é muito importante para mim.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a abordagem que faz, e penso que devemos aceitar as rugas. Temos um processo pra vivemos e as rugas é só o mero detalhe, que não significa está acabada, feia ou fora dos padrões de beleza impostos pela sociedade, significa está com uma maturidade de quem já viveu mais anos que nós.

    Ahhhhhhhhh, e relaxe que você não tem nada de rugas, é o que vejo pelas fotos. rsrs

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  6. Plástica é algo bem sério q envolve muitas coisas,eu não me imagino fazendo plástica,e nem botox,não tenho nada contra c quem faça,mas eu procuro me cuidar na medida do possível,mas como vc disse é muito importante,trabalhar o interior,cuidar da mente,e não só do corpo,o equilíbrio é a base de uma vida boa.

    bjos.

    ResponderExcluir
  7. não adianta nada ficar bonita e gostosa e não ter opinião sobre um livro, um filme, uma notícia, enfim, ser apenas uma casca oca e sem graça. (2)

    E tem como discordar?

    ResponderExcluir
  8. Anna, xuxu!
    Ganhei um selo e gostaria de compartilhá-lo com você. Se quiser, é só passar la na escritoteca e pegar.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. 30 anos!!! Temi tanto e cá estou... Escrevi sobre isso, depois dê uma olhada... Apesar de alguns sinais da idade, estou descobrindo o que ela tem de melhor... Que adiante ter pele de bebê e não saber como usar? Cirurgias? Quem sabe um dia... Bj

    ResponderExcluir
  10. Tenho 30 anos e não temo, rugas, nada, nada... Cirurgia, na minha opinião, somente no caso de algum acidente ou doença, fora isso, está fora de cogitação.
    Ana Maria Braga, tem a idade da minha mãe, mas já mais para a saudosa Derci Gonçalves, de tão platificada que está. Compreende-se, que ela é artista e sobrevive pela sua imagem, mas daí chega a questão, que ela não tem, de Bom Senso. A Ana Maria Braga e outras plastificadas do mundo artístico, infelizmente, não aceitam a idade que tem. Um exemplo, a grandiosa atriz Laura Cardoso, não é plastificada e nem por isso, deixa de ser bonita.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails