terça-feira, 19 de maio de 2009

Geração Tarja Preta


Já fomos a geração coca-cola. Na década de 90 tomávamos refrigerante, ouvíamos a Legião Urbana e acreditávamos que tudo daria certo em nossas vidas.

Passamos no vestibular, fizemos faculdade e hoje somos adultos formados, com profissão, algum dinheiro no banco e com stress, muito stress.

Na faculdade nos ensinam sobre leis, sobre as regras de mercado, sobre como fazer balanços. Esqueceram de nos ensinar que trabalho é importante, mas não é fundamental. Não nos ensinaram a relaxar. Não nos ensinaram que ser “workholic” não vai te fazer um ser humano melhor e que isso só vai acabar com sua saúde.

Pois bem, a faculdade acabou e hoje, quando olho ao meu redor vejo meus amigos exaustos, sem pique para sair e tomar uma cerveja, bater um papo, dar umas risadas. Não conseguem mais encontrar tempo para isso. Trabalham muito e quando acaba o dia eles só querem saber de colocar o pijama e ir dormir.

Alguns deles já tiveram depressão. Um deles está se tratando de uma síndrome do pânico. Eu tive uma insônia crônica que durou uma semana. Nada que um remedinho tarja-preta não resolva.

Psicólogos e psiquiatras já fazem parte da nossa agenda. Os calmantes e tranqüilizantes já não são considerados remédios de gente doida (ou será que os doidos somos nós, agora?), e os papos que outrora eram sobre bandas de rock, hoje são sobre como diminuir o stress sem virar a mesa e vender coco na Bahia.

Minha geração vive para trabalhar, não trabalha para viver. Perdeu a noção do que é essencial para ser feliz. Mais vale um time sheet repleto de horas do que uma agenda repleta de amigos.
Quanto a mim, resolvi me matricular numa academia. Vou fazer pilates. Espero trocar o ansiolítico por serotonina. Eu já quis ser rica, hoje quero apenas ser feliz.

17 comentários:

  1. Eu sabia que havia algo de Mundano em seu texto. Gostei muito mas eu acho que é uma visão meio egocêntrica sobre nossa geração. Acho que os tarja preta sempre estiveram aí. Ouça a música: Mother's little helper dos Rolling Stones.

    Abraços do Mundano, Fernando Torres

    ResponderExcluir
  2. Psiquiatras, psicologos, analistas e pilates são privilégios pra poucos. Primeiro pq médico do SUS não diagnostica Stress e estas especialidades não são cobertas pelo sistema.

    Pensa bem, podia ser pior. Pelo menos vc tem uma escolha: Ficar rica e ser feliz. A maioria das pessoas só tem uma: sobrevivência!

    ResponderExcluir
  3. Eu consigo relaxar e "ainda" pretendo fazer fortuna.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Conheci o Mundo Mundano através de você. :) Tô gostando de lá sim, e a senhorita?

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Realmente estamos na geração da Tarja preta, mas aquela história da Bahia é mentira, moro na Bahia(rsrs).
    E como muito estou quase na geração Tarja Preta, mas acho que isso é tudo culpa de porra louca que está nossa sociedade, pois não temos garantia nem de saúde, segurança, educação... e tentamos garantir tudo isso em troca de problemas e doenças, acredito que esses são nossas maiores angústias.

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente adorei seu texto.
    Veja, a vida era mais fácil quando comprávamos nossas guitarras e lutávamos na terra de gigantes... e quando derrubávamos reis e suas leis enfadonhas...concordo plenamente.

    Se matriculou na academia? Que lindo! Marquei nutricionista essa semana...rs

    ResponderExcluir
  7. Animal seu texto...é isto mesmo! nossa geração é workaholic acho que não por opção mas por ocasião...não sabemos como chegamos aqui e não sabemos como sair...adorei o time sheet repleto de horas ao invés de amigos. é isto mesmo.
    só estou off desta vida porque a vida me deu esta chance, mas não sei se eu teria parado agora não. é uma boa reflexão e acho que todos nós merecemos sair desta e encontrar o equilibrio...mas como??
    bjs e ADOREI a foto nova!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!
    Gostei do texto, e bastante do passado, da aliança.
    Amei, ri sozinha, e cheguei na escola contando pra minhas amigas
    hahaha
    Mto legal ver como as pessoas se apegam a detalhes pequenos
    ;D

    ResponderExcluir
  9. Ana, teu texto está sensacional.

    Assino embaixo.

    Já passei por tudo isso também. Já trabalhei 3 dias seguidos sem dormir, já tomei mais de um litro de café por dia, já tive crise de estafa, depressão, já trabalhei um mês inteiro de domingo a domingo com uma média de 16 horas por dia. O resultado disso: uma conta bancária recheada, status e babação de ovo. Ah, esqueci de falar: pé na bunda (minha) da namorada, sumisso dos amigos, da família e uma semana no hospital com crise de colite.

    Depois dessa, estou com você: "antes queria ser rica, agora quero ser feliz".

    Equilíbrio é tudo.

    Bjos mundanos!

    ResponderExcluir
  10. Oi!!! Gostei do seu cafofo... Sabe que já pensei muito sobre o que vc escreveu? Aqui, em Salvador, onde todos acham que somos tranquilos, a vida está um inferno. Ainda está longe de ser como em Sampa, mas está caminhando na mesma direção a passos largos. Sou viciada em trabalho, não vivo mais sem análise e tenho insônia. Antes de me formar e trabalhar numa televisão, eu não era assim. Mas, e aí? Se eu viver (como quero)não trabalho, se trabalhar (como gosto) não vivo. Como amo o que faço, consigo equilibrar (pelo menos creio nisso)as coisas. Vou começar a jogar na loteria... Bjo

    ResponderExcluir
  11. Olá, adorei a visita ! Volte sempre Ok ?
    Pois é, eu to quase largando tudo e virando hippie ! Não quero passr minha vida trancada em um escritório sufocando ! DEUSMELIVRE.

    O estress é o mal do século gente !
    A gente sempre conhece alguem que teve depressão, panico e afins ..
    MEDO de tudo isso .

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana, adorei o nome do blog. VEjo realmente muita gente nessa busca por viver bem... Mas chega uma hora q cansa né?

    Vamos ligar o foda-se e ser felizes.rsrsrsrsr

    bj

    ResponderExcluir
  13. Ahhhhhhhh não... eu quero ser rica e feliz!!!
    Mas tenho tentado manter equilibrada a dose de loucura na busca pela riqueza, hehehehe.
    O reflexo tem sido a balança. Mas daí eu tomo sibutramina, hahahahaha.
    Esse é tarja preta tb???

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana
    Passando por aqui para conhecer. Não sei se meus amigos dos tempos de faculdade andam deprimidos, mas são muito poucos os que conseguiram a realização dentro da profissão. Uma pena.
    Um beijo pra você

    ResponderExcluir
  15. Pois é... somos frutos daquilo que plantamos, não lutamos tanto pra ter o que temos hj? a colheita é essa... infelizmente!

    ResponderExcluir
  16. Ana, vai um uisquinho?

    Saudades.

    Beijo

    Jeanne

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails